Você sabia que uma postura inadequada é um dos principais fatores que causam lesões na coluna e dores nas costas? Estar atento à uma posição correta pode ser a chave para aumentar sua qualidade de vida e proporcionar mais bem-estar para seu dia a dia.

Com pequenas mudanças na sua rotina, é fácil conseguir uma postura correta e prevenir possíveis incômodos. Quer saber como? Então veja essas dicas:

1. Preste atenção à sua postura ao longo do dia

Na maioria das vezes, uma postura ruim é resultado de pequenos hábitos diários que podem passar batido. Pode parecer difícil prestar atenção aos detalhes, mas com um pouco de esforço é possível mudar atitudes que, a longo prazo, farão toda a diferença.

No carro, observe se você está inclinado sobre o volante, com os ombros muito próximos das orelhas e se a sua coluna está afastada das costas do banco. Esse é um exemplo de uma postura incorreta e que pode causar dores das costas. Aproxime mais o banco caso sinta necessidade.

No trabalho, evite se debruçar sobre a mesa — aqui entram as mesmas dicas mencionadas para o carro. Veja se suas nádegas estão encostando nas costas da cadeira, mantenha os ombros para trás, a coluna ereta e a cadeira a uma distância adequada da mesa.

Em qualquer situação ao longo do dia, procure evitar aquela curva nas costas que pode causar dores e lesões.

2. Escolha uma posição confortável para dormir

A hora do descanso diário também é um momento para se atentar à postura. Afinal, você passa uma boa parte do dia deitado na cama e isso afeta seu corpo mesmo sem perceber.

Para uma postura correta procure dormir de barriga para cima e evite travesseiros muito altos. Uma dica é dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas para aliviar os joelhos e evitar rodar demais a coluna. Aproxime os joelhos do peito fazendo uma curva bem suave nas costas para tirar a tensão.

Uma postura correta na hora de dormir é excelente para aliviar dores e melhorar seu alinhamento corporal durante todo o dia.

3. Evite carregar pesos em excesso

Carregar peso em excesso é um fator que te distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Isso pode parecer inevitável dependendo das exigências do seu trabalho ou da sua rotina, mas com um pouco de atenção é possível melhorá-la.

Sacolas de supermercado, por exemplo, devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar um lado só. Caso você precise se locomover constantemente, opte por mochilas mais reforçadas — aquelas com acolchoamento e suporte para a coluna — e nunca carregue peso apenas em um dos ombros.

Procure malas de rodinha para evitar carregar muito peso nas costas caso o seu trabalho exija que você viaje constantemente Dessa forma você não precisa abrir mão do peso da bagagem e também não interfere negativamente na sua postura.

Corretor postural

4. Faça exercícios físicos e alongamentos constantes

Exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos que oferecem uma base de sustentação mais eficiente para todo o corpo. Isso previne lesões causadas por músculos fracos e moles.

Alongamentos também são essenciais para aumentar a amplitude de movimentos do corpo, relaxar os músculos e aliviar tensões.

A musculação é uma ótima forma de trabalhar os músculos, ganhar resistência e fortalecer o corpo. Yoga e Pilates são atividades excelentes para corrigir a postura e alongar todo o corpo para aquelas pessoas que preferem exercícios alternativos.

Viu como alguns hábitos diários podem te ajudar a manter uma postura correta? Com as costas alinhadas é possível prevenir dores e lesões e manter uma qualidade de vida melhor.

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