Você sabia que manter uma posição inadequada é um dos principais fatores que causam lesões na coluna e dores nas costas? Dessa forma, ficar atento e saber como ter uma postura correta pode ser a solução que você precisa para aumentar a sua qualidade de vida e proporcionar mais bem-estar para o seu dia a dia.

Adotar pequenas mudanças na sua rotina pode tornar mais fácil a conquista de uma postura correta e prevenir possíveis incômodos. Quer saber como? Então, confira as dicas que preparamos!

1. Preste atenção à sua postura ao longo do dia

Na maioria das vezes, uma postura ruim é resultado de pequenos hábitos diários que podem passar batido. Pode até parecer difícil prestar atenção aos detalhes, mas com um pouco de esforço é possível mudar atitudes que, a longo prazo, farão toda a diferença.

No carro, observe se você está inclinado sobre o volante, com os ombros muito próximos das orelhas e se a sua coluna está afastada do encosto do banco. Esse é um exemplo simples e comum de uma postura incorreta e que pode causar dores das costas. A solução para o problema pode ser aproximar o banco, caso sinta necessidade.

No trabalho, evite ficar debruçado sobre a mesa — aqui entram as mesmas dicas mencionadas para o carro. Veja se suas nádegas estão encostando nas costas da cadeira, mantenha os ombros para trás, a coluna ereta e a cadeira a uma distância adequada da mesa.

Seja qual for a situação ao longo do dia, o ideal é evitar aquela curva nas costas que pode causar dores e lesões.

2. Escolha uma posição confortável para dormir

A hora do descanso diário também é um momento para ter cuidado com a postura. Afinal, você passa uma boa parte da noite deitado na cama, e isso afeta o seu corpo mesmo sem perceber.

Para uma postura correta, durma posicionado de barriga para cima e evite travesseiros muito altos. Outra dica é dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas para aliviar o peso nos joelhos e evitar rodar demais a coluna. Você pode, também, aproximar os joelhos do peito, fazendo uma curva bem suave nas costas para tirar a tensão.

Uma postura correta na hora de dormir é fundamental para aliviar dores e melhorar seu alinhamento corporal durante todo o dia. Por isso, tenha esses cuidados sobre como manter uma postura correta durante a noite e não apenas ao praticar as atividades do dia a dia.

3. Evite carregar pesos em excesso

Carregar peso em excesso é um fator que o distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Isso pode parecer inevitável dependendo das exigências do seu trabalho ou da sua rotina, mas com um pouco de atenção é possível melhorá-la.

Sacolas de supermercado, por exemplo, devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar em apenas um lado. Caso você precise se locomover constantemente, opte por mochilas mais reforçadas — aquelas com acolchoamento e suporte para a coluna — e nunca carregue peso apenas em um dos ombros.

Procure malas de rodinha para evitar carregar muito peso nas costas caso o seu trabalho exija que você viaje constantemente. Dessa forma você não precisa abrir mão do peso da bagagem e também não interfere negativamente na sua postura.

Corretor postural

4. Faça exercícios físicos e alongamentos constantes

Exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos que oferecem uma base de sustentação mais eficiente para todo o corpo, prevenindo as lesões causadas por músculos fracos e moles. 

Alongamentos também são essenciais para aumentar a amplitude de movimentos do corpo, relaxar os músculos e aliviar tensões. Além disso, eles também devem ser feitos antes dos exercícios físicos, como forma de aquecimento, o que também evita desconfortos e a tendência para se exercitar de maneira incorreta.

A musculação é uma ótima forma de trabalhar os músculos, ganhar resistência e fortalecer o corpo. Já a Yoga e o Pilates são atividades excelentes para corrigir a postura e se alongar, principalmente para aquelas pessoas que preferem exercícios alternativos.

5. Invista em ergonomia no local de trabalho

É praticamente impossível trabalhar em um local que esteja totalmente adaptado às condições do seu corpo. Por isso, aí vai mais uma excelente dica de como ter uma postura correta: invista em ergonomia na empresa.

Quem trabalha em um escritório, por exemplo, precisa garantir que a tela do computador seja mantida sempre na altura dos olhos para que não seja preciso abaixar a cabeça. Assim, o recomendado é que sejam feitas algumas adaptações para evitar dores e lesões na coluna.

Pessoas que trabalham nas linhas de produção das empresas, geralmente precisa se abaixar e levantar para pegar materiais do chão. Nesses casos, elas devem cobrar de seus empregadores o investimento em equipamentos para que esse tipo de ação seja evitada, como utilizar esteiras de ar que sobem e descem, de acordo com a quantidade de peças que estão sobre elas.

6. Aprenda a distribuir o seu peso corretamente

As pessoas que precisam ficar muito tempo em pé, como policiais que fazem a guarda nas ruas ou seguranças de bancos, empresas e festas, por exemplo, devem ter o cuidado de distribuir o seu peso corretamente.

O correto é se manter apoiado sobre os dois pés. Isso porque, se o peso do corpo for “jogado” em uma única perna, a coluna pode sofrer deformações que, futuramente, poderão causar muitos incômodos.

7. Use um corretor postural

O policiamento para evitar a adoção de uma postura inadequada é importante. Porém, na correria do dia a dia, é comum nos esquecermos disso e adotarmos uma posição que, momentaneamente, pode ser mais confortável, mas causar problemas no futuro.

Por conta disso, uma boa estratégia é utilizar um corretor postural para reeducar a coluna e para forçar o usuário a deixá-la sempre ereta. Existem modelos específicos para o público masculino e feminino, bem como tipos variados, como os de postura simples e as roupas de compressão, que têm o formato de uma camiseta ou colete.

Extra – Benefícios de saber como ter uma postura correta

Saber como manter uma postura correta também é importante, uma vez que isso pode causar uma série de benefícios para o nosso corpo. Confira quais são os principais deles:

  • diminuição ou eliminação das dores nos joelhos, na cintura ou na coluna;
  • diminuição de problemas digestivos por conta do intestino descomprimido;
  • melhora no aspecto físico, que será mais saudável e esbelto;
  • melhora na saúde dos pulmões, que receberão uma boa oxigenação;
  • diminuição ou eliminação das dores musculares causadas pela má postura.

Agora você já sabe como ter uma postura correta e quais hábitos diários podem ajudá-lo a manter uma qualidade de vida melhor. Afinal, com as costas alinhadas é possível prevenir dores e lesões futuras, mantendo sempre o seu bem-estar intacto.

Gostou do post? Então, continue com a gente e saiba mais sobre o corretor postural e os seus diferentes tipos.