O Covid-19 é um vírus novo e, portanto, ainda não existe nenhum remédio ou vacina eficiente para garantir a proteção da população. Logo, para prevenir o contágio em massa, é importante apostar em medidas preventivas, como lavar as mãos e usar máscara de proteção.

No entanto, com tantos modelos disponíveis, fica a dúvida: afinal, qual tipo de máscara utilizar? Neste post, apresentamos os diferentes modelos e para quais situações eles são recomendados. Continue a leitura para conferir!

Máscaras cirúrgicas descartáveis

As máscaras cirúrgicas são confeccionadas em TNT de uso médico-hospitalar, com uma manta filtrante que retém as gotículas e filtra microrganismos. Esse tipo de acessório deve ser utilizado, principalmente, por pacientes que apresentam sintomas de Covid-19, como febre, tosse e falta de ar, e por profissionais de saúde que prestam atendimento a menos de um metro do paciente.

O modelo também é aconselhado para pessoas que não podem praticar o isolamento social, como trabalhadores do ramo essencial (supermercados, farmácias, lojas de saúde etc) que saem de casa todos os dias.

A máscara descartável não deve ser reutilizada. Na hora de removê-la, tire o acessório de trás para frente, segurando-o pelos elásticos ou tiras. Descarte em um saquinho e depois na lixeira.

Máscara N95 ou PFF2

Esse modelo de máscara é um respirador que filtra 95% de todos os vírus e bactérias em forma de gotículas e, ainda, elementos em aerossol. Ela era comumente utilizada no ambiente agrícola e industrial para filtragem de químicos, poeira e fumaça, devido à sua alta capacidade de filtro. Contudo, com a escassez de máscaras cirúrgicas no mercado, a N95 se tornou, hoje, um equipamento também de uso hospitalar.

Diferentemente das máscaras descartáveis, a N95 pode ser utilizada de forma prolongada, por até sete dias, sempre tomando os devidos cuidados na hora de manipulá-la. No entanto, é importante fazer o descarte quando o acessório não estiver mais se ajustando adequadamente ao rosto.

Algumas pessoas confundem ou não entendem a diferença entre N95 e PFF2. Na verdade, trata-se do mesmo modelo de máscara. A sigla N95 é o registro desse tipo de filtro no órgão regulamentador dos Estados Unidos. Já PFF2 é a sigla de registro aqui no Brasil, na Anvisa. Cada país pode adotar uma nomenclatura diferente, como por exemplo a China que usa KN95.

Máscara de proteção respiratória

Face Shield

A Face Shield é uma proteção de plástico transparente, muito parecida com uma viseira de capacete. Ela atua como uma barreira física protegendo todo o rosto, inclusive os olhos. É fácil de colocar e de higienizar e ajuda a proteger da exposição às gotículas, além de evitar que o usuário fique colocando as mãos no rosto e nos olhos.

Também é uma boa opção para fazer com que sua máscara dure por mais tempo. Utilizado em conjunto com a máscara cirúrgica ou a N95, esse protetor aumenta o tempo útil do acessório, poupando-o das gotículas.

Máscara de tecido

As máscaras de tecido caseiras também podem ser utilizadas para prevenção do coronavírus. Elas são indicadas para pessoas que não estão em contato direto com os infectados, que estão seguindo as orientações de distanciamento mínimo e que não pertencem a nenhum grupo de risco.

Devem ser confeccionadas em três camadas: a interna, de um tecido absorvente como o algodão; a externa, com um tecido resistente à água; e a do meio, que atuará como um filtro.

É preciso que a máscara esteja bem rente ao rosto, porém sem dificultar a respiração, e que o usuário somente a manipule com as mãos devidamente higienizadas. Além disso, a máscara não deve ser utilizada caso esteja suja ou úmida, e é necessário fazer a lavagem do item após cada uso.

Usar máscara de proteção é um ato importante para ajudar na prevenção do coronavírus e garantir a proteção das pessoas que estão à sua volta. Contudo, a medida, por si só, não é suficiente para evitar completamente o contágio. É preciso, ainda, manter o distanciamento social, evitar tocar o rosto e manter bons hábitos de higiene com as mãos e os objetos.

Quer garantir as máscaras para a sua proteção e a da sua família? Acesse nosso site e confira os nossos diferentes modelos.