Um sono de qualidade é essencial para a nossa saúde, afinal, essas horas de descanso são responsáveis por inúmeros benefícios, entre eles recuperar a nossa energia e otimizar o metabolismo. No entanto, dormir bem, infelizmente, não é sinônimo de deitar e fechar os olhos. Ou seja, muitos aspectos estão envolvidos, sendo a escolha do travesseiro um dos principais. O travesseiro ortopédico, por exemplo, oferece uma série de benefícios que garante uma noite de sono mais tranquila e revigorante.

Sabe pouco sobre ele ou nunca ouviu falar? Não tem problema! Continue a leitura e conheça muitos motivos para ter um.

O que é um travesseiro ortopédico?

Esse modelo de travesseiro é conhecido não apenas pelo conforto que proporciona, mas também por ser ideal para a postura, permitindo que o corpo fique em uma posição propícia para o descanso.

Assim, devido às características anatômicas e também ao material com o qual é confeccionado, evita as clássicas dores causadas pela má postura ao dormir. Entre elas a famosa dor na coluna

Ele é fabricado com espuma, possui as bordas mais altas que os travesseiros comuns e apresenta variação de densidade. É possível identificá-lo também pela ondulação, cujo propósito é acompanhar a curvatura da cabeça. A proteção antiácaros e antialérgica é outra particularidade do modelo que agrada principalmente pessoas com problemas respiratórios.

É importante ressaltar que ele pode ser feito de dois materiais: viscoelástico (chamado também de travesseiro da Nasa) e látex. A diferença está em alguns detalhes. O primeiro é uma espuma que se molda ao formato da cabeça, facilita a circulação do sangue e não faz muita pressão na cabeça. Já o segundo é mais rígido e não cede quando apoiada a cabeça.

Quais as vantagens desse tipo de travesseiro?

Falar em qualidade do sono já resume os benefícios de contar com um travesseiro ortopédico para as horas de descanso. No entanto, suas vantagens são tantas que seria injusto não abordarmos isoladamente as principais. Por isso, abaixo você confere quais são elas!

Ajuda a dormir na posição correta

Sabe aquela sensação de ficar com o corpo torto e desalinhado enquanto dorme? Não acontece com os travesseiros ortopédicos devido à altura das bordas. Esse detalhe facilita o encaixe da cabeça, fazendo com que ela fique alinhada com o pescoço e também com a coluna cervical. 

Previne dores

Devido às suas características anatômicas, o travesseiro ortopédico previne dores nas costas, ombros e pescoço. Isso acontece porque o peso e a densidade desse modelo são maiores, detalhe que impede que ele volte à forma original logo ao deitar, o que elevaria a posição da cabeça. Assim, é como se o corpo fosse “abraçado”, pois o travesseiro se adapta ao contorno do corpo.

Proporciona um sono mais tranquilo

O conforto é um dos maiores benefícios desse modelo e não se deve apenas ao fato de se moldar aos contornos da coluna cervical na região do pescoço. Por conta do material com o qual é fabricado, ele é macio e agradável ao toque. Essas características são responsáveis por propiciar o relaxamento necessário para que se tenha um sono tranquilo, saudável e ininterrupto.

É antialérgico

Embora esse aspecto interesse principalmente pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios, qualquer pessoa tem vantagens ao utilizá-lo. Essa propriedade se deve ao fato de que as matérias primas utilizadas na fabricação evitam a proliferação de bactérias, ácaros e fungos. Resumindo: é ótimo para evitar incômodos respiratórios e garantir a saúde do organismo!

Não prejudica a saúde

Para além de todas as vantagens anteriores, o travesseiro ortopédico não leva agentes nocivos na composição. Sendo assim, não prejudica a saúde. Pelo contrário: faz bem! Afinal, oferece diversos benefícios ao corpo, tais como: melhora da circulação sanguínea e promoção do bem-estar. 

É ideal para todas as pessoas

As particularidades desse tipo de travesseiro fazem dele um modelo ideal para qualquer pessoa, pois é adaptável a todos os biotipos. Por isso, é indicado tanto para quem dorme de lado quanto para aqueles que dormem de barriga para cima ou para baixo.

É importante ressaltar que a posição ideal para dormir é aquela que respeita a anatomia do corpo: de lado. No entanto, quem não consegue descansar dessa forma também pode fazer algumas adaptações a fim de ter um sono mais tranquilo e saudável.

Para os que dormem de barriga para cima, colocar um travesseiro embaixo dos joelhos é uma boa estratégia. Já os que preferem dormir de bruços podem colocar um travesseiro sob a barriga a fim de reduzir a curvatura lombar. 

Como escolher? 

O primeiro passo é entender a sua necessidade. Você possui algum problema ou deseja apenas prevenir algumas dores e melhorar a postura? Responder essa pergunta inicial é uma etapa importante porque ajuda a direcionar a escolha. Para quem sofre com problemas de refluxo, por exemplo, existe um modelo pensado especialmente para essa condição.

Existem outras opções específicas contra ronco, apneia e também para as crianças. Afinal, os pequenos também precisam de uma boa noite de sono. Para quem dispensa esses modelos que atendem casos mais específicos, existem outras opções. Assim, basta escolher a partir de características como a altura e material.

Alguns modelos ainda unem sistemas como infravermelho longo e magnetoterapia. Estes têm aplicações de pequenos imãs, os quais agem por meio de campos magnéticos oferecendo diversos benefícios, como efeito anti-inflamatório e relaxamento dos músculos.

A escolha, portanto, está diretamente ligada ao desejo de cada pessoa, bem como suas necessidades. Assim, seja qual for o modelo escolhido, as vantagens são muitas, pois todos atendem a uma mesma finalidade: melhorar a qualidade do sono. 

Dormir bem é um dos segredos para ter mais saúde e bem-estar, pois é enquanto dormimos que o corpo se recupera para o dia seguinte e nosso sistema imunológico se fortalece. Sendo assim, por que não cuidar dos detalhes que contribuem para que esse processo ocorra com mais qualidade? Aderir ao uso do travesseiro ortopédico é uma das formas de fazer isso e, agora que você já sabe o motivo, basta ter um para chamar de seu. 

Então aproveite para conhecer as nossas opções e escolher o que melhor atende suas necessidades, certamente o seu sono será outro depois dessa atitude!