O termômetro é um item essencial para o kit de primeiros socorros de qualquer pessoa. Com ele é possível medir a temperatura corporal e prever alguns problemas de saúde, já que a febre é uma reação do organismo a algo que não vai bem no corpo. Apesar de ser um instrumento de uso simples, é necessário ter bastante atenção ao modo de usá-lo.

No mercado existem diversos tipos de termômetros e é importante saber escolher um que seja de alta precisão. Logo, é necessário levar em consideração a confiabilidade com que o aparelho mede a temperatura e em quais condições as medidas serão feitas.

Neste post, apresentaremos os principais tipos de termômetros e quais são os usos mais indicados. Confira!

Quais são os principais tipos de termômetro?

Termômetro de gás

Este tipo de termômetro é apto para medir a temperatura variando a pressão ou o volume de um gás. Assim, o termômetro de gás de volume constante é bastante preciso e apresenta uma grande margem de aplicação, desde -27°C até 1487°C. Ele é utilizado como um instrumento normativo para a graduação de outros termômetros, como acontece com o de mercúrio.

Termômetro digital

Os termômetros digitais são mais modernos e práticos, além de serem equipados com sensores de temperatura. O princípio de funcionamento consiste no uso de circuitos eletrônicos que convertem a pequena variação de tensão obtida em números, mostrando a temperatura em uma tela digital.

As versões mais modernas contêm uma memória interna que guarda os últimos registros. Para usá-lo, basta ligá-lo e checar se o número zero aparece na tela. Após isso, o termômetro pode ser colocado na axila ou ter a parte metálica introduzida no ânus.

Termômetro digital de testa

Termômetro de mercúrio

O mercúrio é uma substância que tem a capacidade de se expandir quando é aquecido. Logo, quando esse tipo de termômetro é colocado em contato com o corpo, o líquido presente sobe em decorrência dessa expansão. A escala mostrada no tubo de vidro possibilita que a temperatura seja determinada.

Por ser uma substância nociva à saúde, o termômetro de mercúrio é contraindicado. Isso porque o aparelho pode cair e quebrar, liberando o metal tóxico no ar. Além disso, com o maior tempo de uso, o instrumento pode ficar impreciso. Agora, os termômetros analógicos, como são conhecidos, não apresentam o material na composição e oferecem uma maior segurança às pessoas.

Quando usar os termômetros?

Os termômetros, sejam de axila, retal ou oral devem ser usados assim que o paciente suspeitar que tem febre. Logo, eles podem medir com precisão a temperatura corporal e, caso a pessoa esteja com uma temperatura acima de 38°C, é preciso procurar um médico para que ele possa verificar o estado de saúde.

Como vimos, existem diversos tipos de termômetros e é preciso conhecer cada um deles para escolher a melhor opção. Logo, observe se o aparelho é resistente à água, se apresenta aviso sonoro e alarme de febre. Depois disso, basta seguir as recomendações e colocá-lo no local correto para medir a temperatura.

Gostou deste post e deseja adquirir um termômetro moderno, tecnológico e de alta precisão? Então, confira os nossos produtos e veja qual é o melhor para você!