Acessibilidade, locomoção e conforto são palavras que interferem muito na vida cotidiana dos cadeirantes. Neste contexto, há um ponto determinante que influencia muito na movimentação da pessoa com deficiência: o pneu para cadeira de rodas. Por isso, neste post, vamos apresentar os diferentes tipos desse acessório.

É necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de pneu, além de entender a magnitude de realizar as melhores escolhas e de adquirir produtos de qualidade e duráveis. Vamos explicar o que você precisa saber para ter uma vida ativa, confortável e tranquila.

Continue esta leitura!

Conheça os tipos de pneu para cadeira de rodas

A escolha dos pneus faz grande diferença no dia a dia, pois são eles os responsáveis pelos impactos e estabilidade da cadeira de rodas. Veja como são confeccionados e porque os detalhes de cada produto pode te ajudar na escolha certa. Confira!

Pneus infláveis

Os pneus infláveis oferecem mais conforto durante a locomoção comparado aos maciços. A quantidade de lona que compõe o pneu inflável revela a sua capacidade de carga e a sua resistência. O ar da câmara serve como suspensão e ameniza os efeitos dos impactos.

Para esses pneus, existe uma variedade de câmaras que podem deixar você despreocupado, pois algumas apresentam sistema anti-furos. As câmaras “self sealing” têm a capacidade de fechar pequenos furos de até 0,5mm, automaticamente. Já as câmaras “thorn resistant” tornam a parede de borracha da câmara mais grossas para evitar furos. Esses pneus têm custo mais baixo que os maciços.

Pneus maciços

Existem três tipos desse pneu: pneus de borracha prensada, pneus de borracha convencional e os pneus em PU (poliuretano). Os dois primeiros tipos têm reforços com lona, são iguais aos infláveis e o seu enchimento é feito com espuma PU expandida.

Os pneus de borracha prensada proporcionam mais conforto, mas seu preço é um tanto elevado. Eles podem ser usados nas rodas de tração e a aderência com o solo é difícil de ser perdida. Assim, a capacidade de carga tem relação direta com a dureza do pneu e eles têm a mesma aderência que os infláveis.

Peças para cadeiras de rodas

Vantagens e desvantagens dos pneus infláveis

Os pneus infláveis têm como vantagem oferecer mais conforto. Além de ter o efeito de suspensão, esse tipo adapta a lugares acidentados sem causar desconforto e o seu uso na roda de tração evita derrapagens. As desvantagens é que têm a possibilidade de furar ou esvaziar, caso ocorra, isso pode ser resolvido em um posto de combustível ou em uma borracharia. Eles precisam de manutenção (calibragem) semanal.

Vantagens e desvantagens dos pneus maciços

As vantagens desses pneus é que não correm o risco de furar ou esvaziar e não precisam de manutenção frequente. Sobre as desvantagens, caso apresentem defeito, eles devem ser substituídos, pois a montagem que compõe o aro e o pneu determina se toda a roda deve ser trocada ou não. Em alguns casos, é preciso o uso de máquina para resolver o problema. Havendo a necessidade da troca da roda, o custo se torna maior.

Como escolher o pneu para cadeira de rodas adequado

Ao conhecer a diferença entre os pneus, percebe-se que não há como ter uma indicação definida. A escolha deve ser realizada após uma análise minuciosa feita pelo usuário. Ele deve observar seu estilo de vida, os locais que são frequentados diariamente e, até mesmo, se é uma pessoa muito independente. Qualquer que seja o modo de vida é essencial obter pneus de alta qualidade e que sejam duráveis.

Dessa forma, ao identificar as diferenças de cada pneu para cadeira de rodas e conhecer suas composições, fica mais fácil escolher qual a atuação de cada um no uso diário.  Por isso, é importante analisar antes de fazer a compra, pois o pneu é um acessório muito importante. Ou seja, a escolha exata do pneu proporcionará um estilo de vida mais dinâmico e seguro.

Gostou das orientações apresentadas neste artigo? Agora conheça os pneus e outros produtos que a Ortoponto oferece para suas diversas atividades.