A maioria das pessoas já usou ou viu alguém usando compressas com água fria após uma lesão ou desconforto físico. Costumes como esse não são apenas uma tradição familiar, mas constituem o tratamento conhecido como terapia de frio.

Desde a antiguidade, a variação de temperatura tem sido utilizada na recuperação física em casos de trauma. Hoje em dia, o uso dessa técnica tem explicações fisioterapêuticas bastante conhecidas.

Quer saber mais sobre o que é, como funciona e qual é a finalidade da terapia de frio? Então continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse tratamento rápido, barato e eficaz!

Afinal, o que é terapia de frio?

Esse tipo de terapia envolve o uso das baixas temperaturas para a recuperação muscular e para o alívio da dor. A aplicação de frio no membro lesionado pode de ser feita colocando-se gelo ou bolsas térmicas sobre a região dolorida.

O frio provoca vasoconstrição — contração dos vasos sanguíneos —, o que reduz o fluxo de sangue no local e evita micro-hemorragias. Ademais, temperaturas baixas agem como analgésico e como anti-inflamatório naturais.

Para quem é indicado?

A terapia do frio é feita com mais frequência por atletas profissionais e amadores, uma vez que a prática de exercícios aumenta a probabilidade de ocorrência de lesões físicas.

Contudo, a terapia do frio não tem contraindicações. Por se tratar de um método simples e não invasivo, ela pode ser aplicada em qualquer pessoa que tenha sofrido contusão ou pancada.

Quais são os seus benefícios?

Diminuição do edema

A aplicação do frio sobre a pele provoca a liberação de hormônios que levam à vasoconstrição. Após algum tempo, também por efeitos hormonais, ocorre uma leve vasodilatação nessa mesma região.

Os ciclos de contração e de dilatação aumentam a circulação do sangue,  o que estimula a liberação do excesso de líquido pela urina e reduz o inchaço local.

Redução da inflamação

O frio ainda diminui a atividade celular, reduzindo todo o metabolismo do tecido lesionado. Esse efeito mantém a integridade das células e ajuda a conter a inflamação local.

Alívio da dor

Temperaturas mais baixas também diminuem a velocidade com que a sensação de dor é conduzida até os nervos periféricos, atenuando o desconforto.

Como começar?

Para começar a terapia, procure fazer a compressa de gelo logo após a lesão ou a atividade física que causou o desconforto. Mantenha o gelo no local por, no máximo, 20 minutos seguidos, e verifique o estado da pele a cada cinco minutos.

Quais são os acessórios que eu preciso ter?

É de extrema importância que o gelo não seja aplicado diretamente sobre a pele, de modo a evitar queimaduras de frio. Para isso, utilize uma toalha, uma bolsa térmica ou uma bolsa gel.

Onde encontrar produtos para fazer esse tratamento?

O uso de gelo envolvido em toalhas é a opção mais barata, mas ela pode ser bastante desconfortável. Conforme o gelo vai derretendo, o tecido fica úmido e a pessoa pode se molhar.

Desse modo, recomenda-se o uso de bolsas térmicas ou de bolsas gel. Esses produtos podem ser facilmente encontrados em farmácias ou em lojas de artigos ortopédicos.

Itens acessíveis e de boa qualidade também podem ser encontrados na internet — vale a pena pesquisar antes de comprar!

A terapia de frio é uma técnica milenar que consiste na aplicação de gelo ou água fria sobre a região lesionada do corpo. Esse método, além de muito simples, rápido e barato, é altamente efetivo na redução do edema, da dor e da inflamação.

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