A cadeira de rodas pode ser um instrumento fundamental para auxiliar a vida dos portadores de necessidades físicas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a falta de atenção na hora da compra pode gerar muitos incômodos para o usuário futuramente. A cadeira inadequada pode trazer dores, problemas musculares, cansaço e má postura. Por isso, é importante atentar-se a todos os fatores para escolher o tamanho correto da cadeira de rodas.

A seguir, listamos as principais medidas que você deve ficar de olho na hora da escolha. Confira!

Tamanho correto da cadeira de rodas: largura e profundidade do assento

Essas duas medidas nos dão a dimensão do espaço que o indivíduo tem para se acomodar e são as mais importantes. À primeira vista, você pode achar que quanto mais largo o assento, mais confortável a cadeira será. Mas não é bem assim.

O tamanho ideal para a largura pode ser obtido medindo o quadril do usuário, em linha reta, podendo ser acrescentado até dois centímetros no valor final. Já para determinar a profundidade, tire a medida da parte de trás do quadril até a parte de trás do joelho da pessoa, enquanto está sentada, e subtraia dois centímetros.

Altura do encosto

O tamanho do encosto depende do controle do tronco e força nos braços do usuário. Nos casos em que o indivíduo tem total controle, o ideal é uma cadeira com encosto mais curto, que vá até a escápula. Assim, ele terá um ganho de mobilidade.

Já quando o usuário tem controle do tronco, mas não tem força nos braços, o indicado é que o assento vá até às axilas. Falta de controle do tronco exige também uma cadeira até as axilas, porém, com cinto de segurança.

Nos casos em que o usuário requer apoio adicional das costas, existem opções com encostos mais altos e, até mesmo, reclináveis. Isso permitirá a redistribuição de peso apropriada.

Cadeiras de rodas

Tamanho e altura do apoio de braço

As opções de tamanhos de apoio de braços variam entre P, M ou G, permitindo que o componente se adéque ao cliente. A altura correta é determinada pelas necessidades do usuário. Você também pode utilizar os dispositivos de posicionamento para ajudar a apoiar os braços, se necessário.

Estilo do apoio para os pés

O apoio para os pés deve garantir que o usuário não fique com as pernas balançando e também que não sejam empurradas para cima, levando à inclinação pélvica. Para determinar o comprimento do apoio para os pés, meça a distância entre a parte de trás do joelho e o calcanhar.

Pacientes que sofrem de edema, inchaço ou lesão devem optar por cadeiras que permitam travar o apoio, possibilitando que o usuário estenda e eleve as pernas.

Peso

É importante, também, considerar que cada cadeira é desenvolvida para acomodar um limite de peso. Por isso, na hora da compra, tenha em mente o peso do usuário para garantir que seja compatível.

Na hora de comprar a sua cadeira de rodas, é importante estar atento a todas as medidas e demais especificidades de cada caso. Nas lojas, é possível preencher um formulário que ajuda na identificação do tamanho certo, mas além disso, converse com seu médico para que ele possa entender suas demandas do dia a dia e indicar as melhores opções.

Agora que você já sabe como descobrir o tamanho correto da cadeira de rodas, descubra também qual o melhor tipo para você: manual ou motorizada.