Muito se fala na importância da prática de exercícios físicos e na sua relação com melhorias na saúde. No entanto, pouco se aborda a questão da execução e os problemas que a prática incorreta pode trazer. Nesse sentido, dois aspectos são relevantes e devem ser considerados: o auxílio profissional e o uso de acessórios. Esse último facilita o exercício e permite que o treino seja realizado em casa. A faixa elástica para exercícios é um deles e proporciona uma série de benefícios. 

Quer saber quais são essas vantagens e descobrir mais detalhes desse acessório que é cada vez mais utilizado? É só continuar a leitura!

O que é a faixa elástica para exercícios?

Chamadas também de miniband e band, essas faixas são acessórios práticos e eficazes que permitem a realização de uma série de exercícios. Foram desenvolvidas no começo dos anos 50, na Rússia, para auxiliar no treinamento de atletas e também em terapias para recuperação articular e muscular. 

Como o próprio nome já sugere, são faixas elásticas feitas de látex com diferentes níveis de compressão. Existem opções com baixa, média e alta resistência. Cada uma delas trabalha o corpo de diferentes formas. Nos casos em que o acessório é utilizado com fins terapêuticos, por exemplo, o ideal é começar pelas faixas com resistência suave. 

Como utilizar o acessório?

A faixa elástica é um acessório que oferece muitas possibilidades de exercícios e pode ser utilizada para fortalecer todos os grupos musculares. Além de prevenir lesões e auxiliar em processos de reabilitação. Diante de tantas opções, o recomendado é buscar sempre a orientação de um especialista, a fim de saber qual modalidade de exercício é ideal para os seus objetivos e necessidades. Confira algumas das formas de utilização!

Elevação lateral

O objetivo desse movimento é definir e fortalecer os ombros. Para realizá-lo, pise no meio da faixa com um dos pés e segure as pontas do elástico. Com os braços paralelos ao corpo, eleve os cotovelos até a altura dos ombros e retorne. 

Agachamento

Ideal para quem busca definição dos glúteos e fortalecimentos dos músculos da coxa. Pise com ambos os pés no meio da faixa e segure as pontas do elástico. Faça o movimento de agachamento, cuidando para que o joelho não passe a ponta dos pés. 

Elevação de quadril

Esse movimento vai trabalhar os glúteos, lombar e região posterior da coxa. Além disso, é indicado para quem busca manutenção da postura. Na posição deitada e com os pés apoiados no chão, passe o elástico pelo quadril e segure no chão com as mãos. Em seguida, eleve o quadril segurando a faixa e retorne à posição inicial.

Faixa elástica para exercício físico

Principais benefícios do exercício com a faixa elástica

Como podem ser utilizados em diferentes exercícios e, consequentemente, trabalhar diferentes grupos musculares, os benefícios são muitos. Os principais são:

  • fortalecimento das articulações e músculos; 
  • aumento da resistência e força;
  • crescimento da massa muscular;
  • possibilidade de treinar em casa;
  • melhora da capacidade de alongamento do corpo.

Como cuidar das faixas elásticas?

Assim como qualquer outro acessório, as faixas também precisam de um certo cuidado para ter uma boa durabilidade. Nossas principais dicas são: 

  • guarde o acessório em uma caixa em local fresco e ventilado;
  • durante o treino, evite pressionar a faixa com as unhas, segure sempre entre o dedo polegar e o indicador ou envolva na palma da mão;
  • evite usar acessórios como anéis, pulseiras e relógios, pois eles podem rasgar a faixa;
  • lave a faixa com água e sabão neutro a cada 30 dias para remover o suor.

Embora a utilização da faixa elástica para exercícios pareça simples, a orientação especializada é importante para garantir uma execução correta. A prática incorreta pode gerar lesões e fadiga muscular. É preciso, portanto, buscar a opinião de um profissional a fim de saber quais são as suas necessidades e, a partir disso, definir a frequência e a frequência ideal para você!

Já conhecia esse acessório? Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!