Um tema que cada vez mais vem sendo debatido entre as pessoas com deficiência e seus familiares é a tecnologia assistiva. A partir dessa prática, é possível proporcionar um melhor relacionamento interpessoal para esses indivíduos, inclusive no ambiente de trabalho e na vida acadêmica.

Porém, se você não sabe o que é tecnologia assistiva, não se preocupe! Neste post, vamos explicar do que isso se trata e como funciona, bem como os benefícios que apresenta e as melhores ferramentas existentes. Acompanhe!

O que é tecnologia assistiva e como ela funciona?

Chamamos de tecnologia assistiva os serviços e recursos que servem para otimizar ou melhorar as atividades das pessoas com deficiência. Por meio dela, se promove a inclusão social e uma maior independência.

A tecnologia assistiva funciona por meio de recursos e serviços que servem para melhorar a capacidade de quem tem qualquer tipo de deficiência.

No primeiro caso, falamos de cadeiras de rodas motorizadas, softwares de computador que facilitam a leitura e a escrita, próteses etc. Já os serviços partem dos profissionais que auxiliam na escolha desses equipamentos e propõem melhor forma de uso, como médicos e fisioterapeutas.

Quais são os benefícios da tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva apresenta diversos benefícios, entre os quais destacamos os seguintes:

  • ampliação do aprendizado: com os recursos adequados, as pessoas com deficiência terão mais facilidade em aprender coisas novas;

  • recursos de acessibilidade ao computador: o acesso a computadores e tarefas será adaptado para que possam ser melhor utilizados;

  • auxílios de mobilidade: equipamentos e produtos são utilizados para que os movimentos possam ser garantidos;

  • comunicação alternativa: a leitura labial, a prática de libras e o braile são exemplos de comunicações alternativas que podem ser exploradas pela tecnologia assistiva.

  • adequação postural: aparelhos e produtos de uso pessoal que podem ser utilizados para adequar a postura. Desta forma, proporciona-se mais qualidade de vida à pessoa com deficiência.

Quais são as melhores ferramentas de tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva pode se desenvolver por meio de diversas ferramentas, desde produtos mais simples, até outros um pouco mais complexos. Veja alguns exemplos:

  • mouse de cabeça: trata-se de um dispositivo ligado à webcam dos computadores. Ele permite que os movimentos faciais sirvam para movimentar o cursor do mouse na tela do computador;

  • voice stick: similar a uma caneta, esse dispositivo reconhece as palavras escritas e as transforma em sons. Isso facilita a leitura de textos diversos;

  • teclado virtual: é um software que possibilita que a escrita seja feita por dispositivos de controle. Um bom exemplo é o próprio controle da cadeira de rodas motorizada.

Agora você já sabe o que é tecnologia assistiva e quais são os principais equipamentos que podem ser utilizados para colocá-la em prática. Esse conceito é essencial para as pessoas que desejam ter mais autonomia e qualidade de vida no seu dia a dia.

Uma boa cadeira de rodas também proporciona a execução da tecnologia assistiva. Para saber como escolher o melhor modelo para você, recomendamos que leia o artigo “Onde comprar cadeira de rodas motorizada? Veja Aqui“. Não deixe de conferir!

Cadeira de rodas motorizada Ortobras