Se você é cadeirante, deve ficar atento para saber quando trocar a cadeira de rodas. Afinal, esse equipamento é o que leva você a todos os lugares e garante o seu conforto e qualidade de vida, não é mesmo? Por isso, convém que alguns detalhes sejam observados.

Nos tópicos a seguir, vamos explicar alguns sinais que indicam o momento em que a sua cadeira precisa ser substituída por uma nova. Tem interesse em aprender sobre isso? Então, é só seguir conosco!

Bateria se esgotando rapidamente

As cadeiras de rodas motorizadas são comandadas por meio de um joystick e precisam de uma bateria para que funcionem adequadamente. No entanto, é comum que, com o passar do tempo, essa bateria pare de funcionar corretamente e comece a se esgotar muito rapidamente.

Nesse caso, duas situações podem ocorrer. O primeiro deles é a presença de um defeito na bateria, que pode estar “viciada”, assim como acontece com os celulares, por exemplo. Em situações como essa, basta substituí-la.

Porém, a bateria se esgotando rapidamente também pode indicar um problema mais grave no sistema elétrico. Em determinados casos, vale mais a pena trocar a carreira de rodas do que providenciar o conserto.

Dano significativo ao material rodante

Outra situação que indica quando trocar a cadeira de rodas ocorre quando há dano significativo ao material rodante. Isso pode acontecer se uma cadeira motorizada for colocada debaixo d’água, por exemplo.

Os danos também podem acontecer se a cadeira cair de uma altura considerável, sofrer colisões ou quando já não é mais possível alinhar as rodas, por qualquer motivo. Tais avarias podem ser avaliadas por um técnico especialista na manutenção desse tipo de equipamento

Esse profissional poderá analisar se os danos podem ser reparados e peças substituídas ou se é mais indicado fazer a substituição da cadeira, para não perder qualidade de vida, acessibilidade e conforto, que são proporcionados pelo acessório.

Cadeira de rodas

Mudanças nas necessidades do usuário

Uma cadeira de rodas é escolhida com base nas necessidades de alguém em um momento específico na sua vida. Entretanto, tais necessidades podem mudar por diversos motivos e a cadeira deixar de ter eficiência em outras situações.

Se você perder ou ganhar peso, ou então as suas necessidades de mobilidade mudarem, uma cadeira que era adequada antigamente pode não ser mais tão útil no atual momento. Por isso, é importante ver as opções e alternativas do mercado, para encontrar um novo modelo, que seja útil para a sua atual condição.

Essas são algumas das principais situações que indicam quando trocar a cadeira de rodas. Por isso, é importante que você fique atento a elas e saiba quando é o momento ideal para fazer a substituição. Isso porque, em outras situações, como o assento desconfortável ou pequenos danos nas rodas, conforme comentamos, um simples reparo pode solucionar o problema.

A Ortoponto está à disposição para auxiliá-lo na escolha de uma boa cadeira de rodas, para melhorar a sua qualidade de vida, ou ainda orientar sobre consertos necessários no seu modelo atual. Para saber mais, acesse o nosso site, fale com a gente e veja as opções que temos para venda.