Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável é mais que estar livre de afecções e enfermidades, ou seja, significa o estado completo de bem-estar físico, mental e social.

A partir dessa informação, é possível compreender o porquê da necessidade de tantos profissionais para que a qualidade de vida seja garantida. Os fisioterapeutas, por exemplo, são fundamentais, mas você já se deu conta da importância da fisioterapia? 

Se você nunca pensou sobre isso ou não sabe em quais situações esses profissionais podem ajudar, continue a leitura e descubra!

O que é a fisioterapia e para que serve?

A fisioterapia é uma área da saúde que evoluiu bastante nos últimos anos e trabalha com doenças provenientes de traumas, alterações genéticas ou enfermidades adquiridas.  Basicamente, o objetivo é manter, preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade das funções, sistemas ou órgãos.

Assim, visa auxiliar o indivíduo quando o seu movimento e função estão ameaçados devido a fatores como lesões, doenças, distúrbios, envelhecimento, dores, entre outros. As disfunções dos movimentos corporais são tratadas com terapia manual, além de alguns aparelhos específicos e recursos como gelo e calor.

De modo geral, essa ciência pode ajudar na estimulação psicomotora, diminuição de vícios corporais e minimização de problemas gerados por acidentes. 

Em quais situações é importante procurar um fisioterapeuta?

Embora a figura do profissional esteja fortemente associada aos atletas, esse não é o único grupo que pode se beneficiar com a fisioterapia. Desse modo, existem várias situações em que o fisioterapeuta pode ser fundamental, algumas sem precisar sequer do encaminhamento médico. Confira abaixo quais são: 

Procedimentos cirúrgicos

Esses procedimentos, na maioria das vezes, limitam a funcionalidade do membro operado. O repouso, obviamente, é indicado em alguns casos. No entanto, iniciar a fisioterapia logo após a cirurgia é fundamental para uma boa recuperação da funcionalidade. Em muitas situações, o próprio médico já faz essa indicação e considera o tempo necessário de repouso. 

Prática de atividades físicas

Movimentar o corpo é fundamental para a saúde do organismo. Apesar disso, se o exercício não é realizado corretamente o corpo pode sofrer com diversos danos. O fisioterapeuta, nesses casos, é capacitado para adequar o treino de modo que evite danos futuros. 

Lesões musculares

Esse tipo de lesão pode ser resultado tanto da prática de exercício físico quanto da realização de uma tarefa de rotina. Basicamente, o que acontece é uma sobrecarga do músculo ou tendão que se prende ao osso.

Devido ao esforço realizado pelo músculo, algumas fibras musculares se rompem, o que gera um hematoma e a inflamação local. Geralmente, a lesão causa dor, edema e dificuldade na movimentação. 

Nesse caso, o profissional fará uma avaliação física para identificar o movimento que está relacionado com o surgimento da contusão. Após, será feito um fortalecimento do músculo afetado, bem como de outros músculos para impedir um novo dano.

Dores articulares

Diante desse quadro, o fisioterapeuta realizará uma avaliação que indicará a origem da dor. A conduta terapêutica, portanto, será definida a partir desse resultado e tem como objetivo recuperar a articulação atingida. 

Prevenção

De um modo ou outro, todos cometemos alguns erros que prejudicam a nossa saúde. Assim, uma visita ao fisioterapeuta pode ajudar a identificar práticas incorretas e prevenir futuros problemas. 

Como escolher o profissional?

É indispensável buscar alguém capacitado e especializado, pois isso será um fator decisivo para obter um bom tratamento. Conversar com outras pessoas que já foram pacientes do profissional em questão é uma boa estratégia para tomar a decisão correta. Além disso, converse com o fisioterapeuta e, se possível, visite o ambiente de trabalho dele. 

A importância da fisioterapia para a qualidade de vida não deixa dúvidas. Afinal, os profissionais da área contribuem consideravelmente para o bem-estar dos pacientes por meio de intervenções não farmacológicas e que melhoram dores, insônia, postura e doenças. 

Gostou do assunto? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das próximas novidades!