É muito importante que toda mãe tenha alguns cuidados durante a gravidez para garantir a segurança do bebê e ter uma gestação tranquila. Esse é um período de grandes mudanças na vida da mulher, o que gera muitos desafios à saúde, que deve ser acompanhada de perto por um médico.

Ao longo da gestação, a mulher passa por variações hormonais e psicológicas. Por isso, adotar um estilo de vida saudável e fazer o acompanhamento pré-natal são algumas práticas importantes durante esse período tão especial.

Continue a leitura e confira alguns cuidados durante a gravidez que vão ajudar no desenvolvimento saudável do bebê e na preservação da saúde da mãe. Vamos lá?

Descansar

É muito comum que as grávidas apresentem muita sonolência durante o primeiro trimestre de gestação. Por isso, é necessário que você respeite seu corpo e descanse, sempre que possível, de 10 a 20 minutos. O ideal é deixar as pernas elevadas nesse período, para evitar os inchaços.

Já no último trimestre, a insônia pode se tornar uma realidade. Tente evitar os cochilos durante o dia e tenha uma rotina mais relaxante antes de se deitar, como tomar uma ducha de água morna ou ler um livro.

Manter uma alimentação saudável

Mantenha uma alimentação de boa qualidade, equilibrada e saudável, com todos os nutrientes que você e o seu bebê precisam. Evite alimentos que possam sofrer contaminação por bactérias ou protozoários, como sushi, ovos com gema mole, saladas cruas, entre outros.

Faça várias refeições em pequenas quantidades ao longo do dia. Não se esqueça, também, de beber muito líquido durante a gestação.

Evitar exercícios físicos com risco de pancadas

A prática de exercícios leves ou moderados é recomendada para gestantes. Ao lado da alimentação saudável, as atividades físicas ajudam a prevenir o ganho excessivo de peso, o que facilita também o processo de emagrecimento após o nascimento do bebê.

No entanto, a mulher não deve chegar ao limite nem praticar atividades com risco de pancadas ou quedas (como vôlei, futebol ou bicicleta). Além do problema com o impacto, a alta intensidade do exercício faz com que a energia vá para os órgãos e não para a placenta. Com menos sangue, o bebê pode ter problemas para se desenvolver.

Evitar álcool e fumo

É muito importante deixar de consumir bebidas alcoólicas e abandonar o fumo durante a gravidez. Existem diversos problemas de malformação e outras doenças que podem surgir devido ao álcool e à nicotina. Por isso, gestantes devem ficar livres de vícios.

Não tomar medicamentos sem a orientação do obstetra

Alguns medicamentos contêm substâncias que podem causar malformações fetais. Caso você perceba a necessidade de tomar alguma medicação, converse com um obstetra de confiança. Peça para ter a sua saúde avaliada e certifique-se de que o remédio prescrito não é nocivo nem para você, nem para seu bebê.

Os cuidados com a gravidez não acabam por aí. As dores nas pernas são comuns no período, por isso, é importante usar produtos de qualidade. As meias de compressão ajudam a reduzir a pressão nos membros inferiores e normalizam a parede das veias, reforçando-as. Assim, melhoram a circulação sanguínea, amenizam o inchaço e aumentam a qualidade de vida da gestante.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre as meias de compressão? Então complemente a leitura e descubra para que servem e como utilizá-las.