Você sabia que existem diversos problemas causados pela má postura? Aquela dor nas costas e no pescoço que incomoda durante dias, na verdade, pode ser um sinal de que você precisa corrigir sua postura.

Além das dores, esse desalinhamento traz outros incômodos e pode, até mesmo, evoluir para problemas de saúde mais graves. Neste post, listamos os principais riscos de manter uma postura desalinhada e como é possível evitá-los.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Quais problemas a má postura pode causar?

A forma como passamos a maior parte do tempo influencia diretamente em nossa saúde e no funcionamento do organismo. Sentar-se de qualquer jeito ou ficar horas no celular com o pescoço curvado pode trazer diversos riscos para a saúde. A seguir, listamos os principais problemas relacionados a uma postura inadequada.

Dores articulares

Entre os principais problemas que a má postura pode trazer a longo prazo está o aparecimento de dores osteoarticulares. Essas dores são de difícil tratamento e, para sair do estado crônico, é necessário passar por reabilitação com fortalecimento, acupuntura, fisioterapia e atividades físicas.

Além das dores no corpo, o mau alinhamento também pode causar dores de cabeça devido a uma maior tensão exigida dos músculos posteriores.

Lesões

A má postura também pode influenciar no desenvolvimento de lesões por esforço repetitivo que atingem, principalmente, os membros superiores e podem evoluir para problemas como a síndrome do túnel do carpo. Além disso, também pode danificar o disco da coluna, deixando-o com uma espessura menor.

Se os maus hábitos não forem corrigidos rapidamente, o paciente pode desenvolver, a longo prazo, uma hérnia de disco.

Cifose

A cifose torácica é uma deformação, popularmente conhecida como corcunda, que causa o abaulamento das costas. Isso provoca uma projeção dos ombros, pescoço e cabeça para frente.

A má postura, associada à falta de condicionamento físico e ao enfraquecimento muscular, são as principais causas do problema, que pode ser aumentado à medida que o paciente envelhece. Além disso, pessoas com osteoporose têm tendência a desenvolver o problema precocemente.  

Barriga saliente

Conforme a cifose aumenta, o corpo tende a aumentar também a lordose, para compensar a postura e acomodar melhor as estruturas. Assim, a má postura também faz com que o paciente empurre a barriga para a frente, que dá uma aparência de barriga saliente.

O desalinhamento também influencia no funcionamento dos órgãos internos, retardando o movimento dos intestinos e causando constipação.

Cinta lombar abdominal

Como evitar esses problemas?

Se a má postura pode trazer tantos danos para nossa saúde, como evitar o problema? Para isso, é importante mudar alguns hábitos e incluir outros em sua rotina. O ideal é que você realize, ao menos, 150 minutos por semana de alguma atividade física para melhorar a resistência, a força e a extensão muscular.

Além disso, não passe muitas horas por dia sentado na mesma posição. Se estiver no trabalho, a dica é levantar-se, de hora em hora, para alongar e dar alguns passos. Ao utilizar o celular, deixe o aparelho na altura dos olhos e o pescoço ereto. O mesmo vale para o ajuste do seu monitor, que também deve ficar na altura dos olhos. Outra dica para melhorar a postura e a pressão nos órgãos e vértebras é controlar seu peso, por meio de uma alimentação saudável.

Existem diversos problemas causados pela má postura e é importante adquirir consciência corporal para evitá-los. Caso tenha dificuldade de melhorar seus hábitos, converse com seu ortopedista e sugira o uso de um corretor postural.

Aqui na Ortoponto, oferecemos vários modelos de corretores posturais para auxiliar você a cuidar melhor de sua saúde. Acesse nossa loja online e confira as opções.