Você tem o costume de consumir bebidas naturais? Se a sua resposta for não, precisa conhecer os benefícios do chá para a saúde e torná-lo presente em seu dia a dia. Isso porque, além de esquentar o nosso corpo em dias frios e ser uma boa companhia para contemplar o fim de tarde, ele também apresenta diversas propriedades medicinais que melhoram muitos aspectos do nosso organismo e, em alguns casos, até substitui remédios.

Por esse motivo, neste post, abordaremos os maiores benefícios dessa bebida. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!

Conheça os benefícios do chá

A seguir, mostraremos os benefícios de determinados chás e a ação de cada um. Acompanhe!

Combate o estresse 

Atualmente, o estresse tem sido um problema frequente para muitas pessoas, principalmente aquelas que enfrentam uma rotina bastante corrida. Assim, o chá de erva cidreira é uma boa opção, visto que contém substâncias calmantes. No entanto, deve-se evitar o consumo excessivo, pois a bebida pode reduzir a pressão arterial.

Ajuda no tratamento da insônia

Se você deseja ter uma boa noite de sono, basta tomar uma xícara de chá de camomila alguns minutos antes de ir para a cama. Essa planta tem o poder de acalmar e ajuda no relaxamento, fatores essenciais para evitar a insônia.

Promove o emagrecimento

O chá verde auxilia na quebra de gordura, proporciona saciedade e é conhecido por seu efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. Portanto, mostra-se um ótimo chá para quem está em processo de emagrecimento.

Previne doenças cardíacas

Os polifenóis presentes nesse chá bloqueiam o colesterol ruim (LDL) e evitam que ele fique acumulado na parede das artérias, formando placas que geram doenças como a arteriosclerose. Também encontra-se a cafeína, um ativo que dilata as veias coronárias e beneficia a saúde do coração. 

Tem ação calmante

Além do seu delicioso aroma e sabor, o chá de capim limão alivia a ansiedade, tem propriedade calmante e funciona, inclusive, como antidepressivo. 

Veja como preparar o chá de modo natural

Para preparar a bebida de maneira que ela permaneça com seu sabor e propriedades inalteradas, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, coloque a água em uma panela de inox e deixe no fogo até que ferva.

Em seguida, acrescente raízes ou folhas da erva, tampe e aguarde alguns minutos até que o líquido pegue cor. Depois, coe o chá para que não fique amargo. Quando estiver morno, está pronto para o consumo. Vale ressaltar que ele não deve ser ingerido frio, pois seus componentes ativos se perdem e deixam de fazer efeito. Além disso, é preciso conservá-lo em uma garrafa térmica ou de vidro. 

Agora que você já conhece os principais benefícios do chá para a saúde, considere a possibilidade de incluí-los em sua rotina. Basta escolher o de sua preferência e tomar a qualquer hora do dia. Aos poucos, será possível notar um aumento no bem-estar e perfeito funcionamento do organismo como um todo.

Gostou deste post e quer saber outras informações para uma vida mais saudável? Então, aproveite para conferir algumas dicas importantes sobre reeducação alimentar! Até a próxima!