Você já ouviu falar em LER? A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é um problema causado pela realização de tarefas repetidas, como pressão mecânica ou permanência em posição desconfortável por um período longo. Entre as lesões inflamatórias mais comuns, estão a tendinite, a bursite, o reumatismo e a síndrome do túnel do carpo.

No post de hoje, aprenda a prevenir a LER. Boa leitura!

O que é Lesão por Esforço Repetitivo (LER)?

De maneira resumida, LER é um distúrbio osteomuscular ligado ao trabalho, portanto, é vista como uma doença ocupacional.

Seus sintomas são dores, inchaços, dormência nas mãos e/ou nos braços, sensação de queimadura ou frio localizado. Apesar de estar muito associada a profissionais que usam, constantemente, computadores, músicos, costureiras e motoristas também podem sofrer desse mal.

Quais são suas principais causas?

Como já foi dito, a LER está ligada às atividades do indivíduo em seu cotidiano — em outras palavras, quando há incompatibilidade entre os requisitos físicos da tarefa e a capacidade física do corpo.

Muitas vezes, ela passa despercebida por um longo período de tempo e, quando é notada, o comprometimento já é grave. Atualmente, a digitação intensiva é um dos fatores mais comuns de incidência desse problema.

Procure um especialista para fazer o diagnóstico adequado.

Como prevenir?

Ajuste a cadeira e o monitor

A cadeira deve ser ajustada à sua altura em relação à mesa de trabalho. O apoio para braços também é desejável. Por ela ser um dos itens mais importantes na hora de prevenir lesões, vale a pena investir tempo e dinheiro na escolha de uma cadeira ergonômica.

A distância mínima até o monitor deve ser de 50 cm e, no máximo, 70 cm — o que equivale ao cumprimento de um braço. Já a altura da tela recomendada é entre 15º e 30º abaixo da linha reta de visão.

Fique atento a sua postura

É fundamental ter uma postura correta enquanto você trabalha. Lembre-se de manter os pulsos retos, os ombros relaxados, as costas apoiadas no encosto da sua cadeira e as plantas dos pés 100% apoiadas no chão.

Faça pequenas pausas

A cada uma hora de trabalho no computador, por exemplo, saia da sua cadeira e se movimente. Aproveite esse momento para descansar e beber água.

Alongue-se

São muitos os benefícios que os exercícios de alongamento trazem para a saúde. Eles aliviam as tensões, ativam a circulação sanguínea, diminuem as dores musculares e melhoram a qualidade de vida.

Mesmo no ambiente de trabalho, você pode (e deve) praticá-los. Comece pelo pescoço, depois braços, ombros e pulsos e, por fim, tronco, pernas e pés. O ideal é que sejam feitos antes do início do expediente e, também, a cada pausa.

Agora que você já sabe o que é Lesão por Esforço Repetitivo, cuide-se bem! Não se esqueça da máxima que diz “prevenir é o melhor remédio”. E, quando se tratar de LER, faz todo o sentido. Por isso, procure materiais específicos para garantir o seu bem-estar também no trabalho.

Este post sobre como agir para prevenir a LER foi útil para você? Então, leia também sobre o massageador corporal e como ele pode ajudar a minimizar lesões.