Não é incomum escutar no dia a dia o termo condicionamento físico. No entanto, poucas pessoas sabem, de fato, o que ele significa. Embora o assunto pareça ser relevante apenas para praticantes de atividades físicas, a verdade é que ele tem uma relação direta com uma maior qualidade de vida, pois reúne diversos componentes como potência, equilíbrio, agilidade e força.

Compreendida a relação entre o condicionamento e a saúde, que tal descobrir mais sobre ele? É só continuar a leitura!

Por que é importante melhorar o condicionamento físico?

Basicamente, um bom condicionamento está diretamente relacionado a uma melhor aptidão física. Sendo assim, ele permite que as atividades do dia a dia — ou, ainda, a atividade física, no caso de atletas — sejam executadas com melhor rendimento, menor risco de lesões e, o mais importante: com menos esforço. 

Você sente dores nas costas após muito tempo sentado? Fica sem fôlego frequentemente? Essas são duas situações comuns na vida de muitas pessoas e são um ótimo indicativo de que o condicionamento físico está precisando de atenção. Sendo assim, buscar melhorá-lo é indispensável para quem deseja uma melhor qualidade de vida. 

O que influencia no condicionamento físico?

Você entende o que ele é e compreende a sua importância. Agora, fica a dúvida: como fazer para ter um bom condicionamento? O segredo está na adoção de melhores hábitos. Pensando nisso, listamos alguns aspectos que influenciam no condicionamento físico para que você saiba por onde começar a mudança. Confira!

Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é o primeiro passo. Lembre-se de que é importante que a prática seja progressiva e os exercícios variados. Assim, o ideal é ir aumentando a intensidade aos poucos, a fim de respeitar a própria reação do corpo ao exercício. Quanto mais o corpo é submetido ao esforço, mais capacidade desenvolve.

Alimentação

Não é novidade que alguns alimentos possuem nutrientes que contribuem para a melhora de determinadas funções do nosso corpo. Sendo assim, é possível inserir opções na dieta que estimulem o desenvolvimento do condicionamento físico. 

Obviamente, apenas um profissional pode fazer orientações de acordo com o perfil de cada pessoa. No entanto, alguns passos são válidos para todos os casos: 

  • não pular nenhuma refeição;
  • tomar um café da manhã reforçado;
  • beber água;
  • evitar alimentos pesados antes de dormir;
  • consumir frutas, legumes e verduras;
  • eliminar frituras, gordura e refrigerante.

Hidratação 

Nosso corpo precisa, em média, de 2 litros de água por dia. Por isso, deixe uma garrafinha sempre por perto. Esse hábito mantém o corpo hidratado e permite que o organismo potencialize suas funções básicas. 

Descanso

É preciso oferecer uma pausa ao corpo. Afinal, o descanso é essencial para que ele desenvolva o que foi estimulado com o exercício físico. Conversar com um profissional é uma boa forma de descobrir qual é a melhor atividade para cada caso e, consequentemente, o período ideal de descanso.

Quais são os benefícios de um bom condicionamento?

Para além do aumento da resistência no dia a dia, outros benefícios vêm junto com a melhora do condicionamento. Entre eles, podemos destacar:

  • melhora do humor; 
  • melhora do sono;
  • prevenção de diabetes;
  • diminuição do risco de problemas musculares;
  • melhora da autoestima;
  • prevenção de doenças cardiovasculares;
  • melhora da respiração.

Muitos outros benefícios poderiam ser mencionados aqui. No entanto, falar em qualidade de vida resume o quanto o condicionamento físico promove o bem-estar. 

Como vimos, melhorar o condicionamento físico é uma questão de adotar alguns hábitos e mudar outros a fim de cuidar daquilo que nos permite desempenhar tantas coisas no dia a dia: o nosso corpo. A partir de agora, é só começar a colocar em prática o que você leu aqui e desfrutar de mais qualidade de vida e disposição!

Já conhecia todos esses aspectos que influenciam no condicionamento físico? Pretende começar a mudar seus hábitos? Aproveite e conheça os principais cuidados na prática de exercícios aeróbicos!