É bem provável que você já tenha visto os atletas profissionais utilizando bandagens coloridas, mas não fazia ideia de que existe uma razão funcional para isso. Se pensou que fosse moda ou questão de estilo, errou! Agora, você saberá o que é fita kinésio e qual o objetivo desta técnica.

Trata-se de um método que foi desenvolvido há décadas, mas que tem ganhado mais notoriedade recentemente, em razão da sua ampla utilização pelos atletas em eventos esportivos, como os jogos olímpicos.

Neste artigo, você entenderá o que é fita kinésio, como funciona, quem pode utilizá-la, em quais casos é indicada e quais os seus benefícios. Confira!

O que é fita kinésio?

A fita kinésio, também conhecida como bandagem elástica, foi criada na década de 70, pelo quiropraxista japonês Kenzo Kaze. O objetivo dessa técnica é auxiliar no tratamento de lesões nos nervos e tensões musculares.

Por meio da pressão exercida, a bandagem garante suporte aos músculos, às articulações, aos tendões e ligamentos, além de promover estabilidade e amplitude aos movimentos. A técnica não tem efeito curativo por si só, mas é um recurso que potencializa os resultados dos tratamentos convencionais.

A fita kinésio age no sistema muscular, articular e circulatório e ajuda a tratar diferentes problemas, como dores, tendinite, bursite, fraqueza nos músculos, edemas e demais disfunções neuromusculares, musculoesqueléticas e até linfáticas.

Esse método vem sendo bastante utilizado por fisioterapeutas para acelerar a regeneração dos tecidos musculares, amenizar dores e facilitar ou inibir determinados movimentos. A capacidade elástica e a pressão constante gerada pela fita permitem que ela forneça estímulo local contínuo, diminuindo a sensação de dor e desconforto.

Em relação aos emplastros e outras bandagens, o diferencial da fita kinésio é que ela não libera nenhum tipo de remédio, seca rapidamente, dura muito tempo sobre a pele e, graças à sua espessura e elasticidade, consegue envolver os tecidos e as articulações com mais precisão.

Quais os benefícios dessa técnica e a quem é indicada?

Apesar de ser amplamente utilizada por atletas profissionais e pessoas que praticam atividades físicas com frequência, já que são mais suscetíveis ao estresse físico, a fita kinésio pode ser usada por qualquer pessoa, inclusive há versões da bandagem para crianças e idosos.

Esse método é indicado nos seguintes casos: prevenção de agravamento de lesões; atenuação de estados agudos inflamatórios; alinhamento de tecidos e articulações; reeducação neuromuscular; entre várias outras situações.

Os principais benefícios da utilização da fita kinésio são:

  • redução de tensão muscular, dores e edemas;
  • melhora da postura;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • estímulo do controle motor;
  • fortalecimento dos músculos;
  • correção do posicionamento articular e da função muscular;
  • inibição e facilitação de movimentos;
  • correção de desalinhamentos articulares;
  • aceleração de regeneração de tecidos;
  • aumento da propriocepção.

Kit com 3 Fitas Kinesio

Como a utilizar de forma correta?

O ideal é que a fita kinésio seja aplicada por um profissional da área, já que ele conhece a anatomia humana e pode orientar a melhor forma de uso. Entretanto, o processo é simples, e você também pode colocar em si mesmo, em reaplicações.

Para colocar a fita, é necessário estar com a pele limpa e seca, sem loções, hidratantes ou qualquer outro produto que possa diminuir a aderência e a ação da bandagem. Nunca a coloque em áreas infeccionadas, locais afetados por trombose e feridas abertas, de modo geral.

Para as pessoas que têm uma rotina mais intensa de exercícios físicos, ou, mesmo, para quem trabalha exigindo muito do corpo, a fita apresenta bons resultados antes, durante e depois das atividades. Veja:

  • antes, evita o agravamento de uma dor ou lesão já existente;
  • durante, facilita os movimentos prejudicados;
  • depois, ameniza a tensão causada pelos novos exercícios.

Dependendo da marca e do modelo da bandagem, ela pode permanecer na pele em torno de 5 dias. Você pode, inclusive, praticar esportes na água ou tomar banho sem necessidade de substituir a fita.

Viu só quantos benefícios? Agora que você entendeu o que é fita kinésio, sabe que pode contar com mais este recurso para o alívio de dores, a tensão muscular, as lesões e diversos outros problemas.

Se quiser saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar, entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!