O período de gestação é um momento muito especial na vida das mulheres, contudo, muitas vezes, ele vem acompanhado de dores nas pernas e desconfortos devido à má circulação sanguínea. Contudo, você sabia que é possível aliviar esses sintomas e tornar esse período mais agradável? As meias de compressão na gravidez são grandes aliadas para prevenir edemas e desconfortos.

Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos este post. Confira!

Como funcionam as meias de compressão?

Além do aumento de peso, durante a gravidez também ocorre um grande aumento na quantidade de sangue no corpo da mulher. Com a força da gravidade, esse sangue, muitas vezes, tem dificuldade para circular normalmente e voltar ao coração, ficando parado nos membros inferiores. A meia de compressão funciona, portanto, realizando uma pressão gradual nas pernas, o que ajuda a bombear o sangue para cima, melhorando a circulação e evitando inchaços e dores.

Quem deve utilizar as meias de compressão?

As meias de compressão não apresentam contraindicações e podem ser utilizadas por todas as gestantes. Mulheres que sofrem com inchaços e dores nas pernas ocasionalmente podem optar pelo uso para diminuir o desconforto, no entanto, isso não é obrigatório.

Já nos casos que esse inchaço é excessivo e acompanhado de varizes, a recomendação é fazer uso da meia diariamente e deixar os pés elevados ao fim do dia. Além disso, é importante conversar com seu médico para verificar qual o tipo de compressão indicado. É importante também ter um cuidado maior com viagens aéreas com mais de 4 horas de duração. Nesses casos, o uso da meia elástica se torna obrigatório para as gestantes, evitando, assim, a formação de trombos.

Quais os benefícios de utilizar?

O grande benefício da meia elástica é a prevenção de edemas e trombose nas pernas e a melhora na circulação sanguínea no geral. Além de aliviar desconfortos, essa melhora na circulação também ajuda a reduzir os batimentos cardíacos da mãe e do bebê. Outra vantagem da meia de compressão é a possibilidade de escolher a graduação correta para cada caso, aliviando desde as sensações de perna pesada até casos mais complexos de varizes.

Meia de compressão elástica

Preciso usar por quanto tempo?

Na maioria dos casos, a gestante começa a sentir desconfortos e inchaços a partir do segundo trimestre, portanto, esse é um bom período para investir na sua. Vale lembrar de que as meias atuam na prevenção dos edemas, por isso, você também pode utilizar uma meia de compressão suave desde o início da gravidez, mas é importante conversar com seu obstetra para verificar se é necessário aumentar a graduação ao longo do tempo.

Os inchaços não costumam passar logo após o parto e continuam por algum tempo, por isso, é comum que o obstetra indique a utilização por mais 6 meses depois do nascimento do bebê.

As meias de compressão na gravidez são grandes aliadas para tornar esse período mais agradável e livre de desconfortos. Na hora de comprar a sua, é importante conversar com seu obstetra para saber qual a graduação mais indicada.

Quer adquirir a sua meia de compressão agora mesmo? Na Ortoponto você encontra todos os modelos. Acesse nossa loja virtual e confira!