Sapatos desconfortáveis, ressecamento de pele, excesso de atividade física e problemas ortopédicos são as principais causas das dores nos pés. Infelizmente, esse é um problema recorrente para quem leva uma vida corrida e agitada. Independentemente da causa, esses incômodos não devem ser negligenciados e é recomendável que se busque estratégias de como tratar dor nos pés.

Geralmente, as dores nos pés não representam um problema grave para a saúde e podem ser aliviadas com medidas caseiras fáceis e rápidas. Porém, se o desconforto permanecer por mais de uma semana ou se as dores piorarem, recomenda-se a consulta com um ortopedista ou um podólogo.

Quer saber como aliviar o incômodo nos pés com atitudes simples que você pode incorporar agora mesmo? Continue a leitura e diga adeus ao desconforto!

As melhores formas para tratar dor nos pés

Fazer contraste

Contraste é a técnica de submeter parte do corpo a temperaturas baixas e, em seguida, a temperaturas altas. Essa alteração rápida de temperatura contrai e dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue.

Para fazer um banho de contraste nos pés, prepare duas bacias: uma com água morna e outra com água fria. Coloque os pés na água fria por 5 minutos e depois passe-os para a água morna por mais 5 minutos. Repita esse procedimento duas vezes.

Levantar os pés

Ficar muito tempo de pé, seja parado ou andando, prejudica o retorno venoso — a volta do sangue dos pés e pernas para o coração. Quando isso acontece, o sangue se acumula nos membros posteriores e pode haver inchaço das pernas e pés, causando dores.

Assim, sempre que possível, deite-se na cama ou no sofá, estenda as pernas e coloque uma almofada ou travesseiro debaixo dos pés, mantendo-os elevados. Isso facilitará o retorno do sangue e aliviará os sintomas.

Outra opção é usar meias de compressão que auxiliam o bombeamento sanguíneo para coração e também podem reduzir o desconforto.

Massagear com óleos

Massagear os pés após um longo dia de trabalho é sempre recomendável para aliviar as tensões do dia a dia e proporcionar mais conforto e bem-estar. Além disso, as massagens ativam pontos importantes do corpo e melhoram a circulação do sangue.

Para potencializar os efeitos positivos da massagem nos pés, é possível usar óleos com essências, intensificando a sensação de relaxamento.

Movimentar os pés

O movimento dos pés estimula os tecidos nessa região, aquece as articulações locais e ativa a circulação. Posicione-se sentado ou deitado, levante levemente os pés e faça movimentos circulares, intercalando direita e esquerda. Repita o movimento por aproximadamente 5 minutos e logo vai sentir uma leve sensação de alívio nos pés.

Usar palmilhas ortopédicas

As palmilhas ortopédicas são diferentes das palmilhas convencionais. Elas são fabricadas por profissionais especialistas em fisioterapia ou ortopedia e têm a função de corrigir pisadas e postura.

Dessa forma, elas também ajudam na melhoria das dores nas pernas e nos pés.

Apesar de todos os benefícios trazidos pelo uso de palmilhas ortopédicas, a escolha de qual comprar pode ser uma decisão difícil. Existem muitos modelos no mercado, variando o tipo de material e o tamanho da base. Assim, consulte um ortopedista ou um fisioterapeuta para descobrir qual é a melhor opção para você.

Os pés nos ajudam a realizar todas as atividades diárias e são fundamentais para nosso bem-estar. Dores nessa região podem se tornar um verdadeiro incômodo se providências adequadas não forem tomadas a tempo. A persistência ou agravamento dos sintomas podem estar relacionados com complicações, como joanete e lesões. Nesses casos, o conselho é sempre procurar um especialista.

Gostou deste post e quer colocar em prática as dicas de como tratar dor nos pés agora mesmo? Confira os modelos disponíveis de palmilhas ortopédicas e dê mais conforto aos seus pés.

Palmilha Ortopédica de Silicone Tima