A fisioterapia para pessoas com deficiência é uma boa opção para quem tem alguma limitação de movimento, sendo esse tipo de exercício o mais recomendado pelos médicos. Isso se justifica pela quantidade de benefícios que são obtidos com a execução desse tratamento.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Vamos falar sobre a importância e as vantagens da fisioterapia para quem tem algum tipo de deficiência, bem como traremos dicas para você encontrar o fisioterapeuta ideal.

A importância da fisioterapia para pessoas com deficiência

A fisioterapia para pessoas com deficiência é importante por conta dos benefícios que ela proporciona. Os principais deles você confere a seguir!

Maior qualidade de vida

A fisioterapia trabalha com treinamentos funcionais, que servem para melhorar as funções do corpo. Dessa maneira, ela faz com que as pessoas com deficiência, como cadeirantes, ganhem mais força e resistência, sempre respeitando as suas limitações. Tudo isso fará com que essas pessoas tenham uma maior qualidade de vida para a execução de suas atividades no dia a dia. O ganho de força e mobilidade contribuirá para que tudo seja feito com mais facilidade.

Liberação dos hormônios da felicidade

Os exercícios fisioterápicos fazem com que a pessoa que os pratica libere endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade. Logo, a prática dessa atividade também fará com que haja mais bem-estar, satisfação e bom humor no cotidiano.

Treinos específicos

É importante deixar claro que os fisioterapeutas proporcionam treinos específicos e acompanhamento exclusivo para cada pessoa. Um cadeirante, por exemplo, não realiza os mesmos exercícios que uma pessoa amputada. Tudo é feito de acordo com a realidade de cada um, visando melhorar questões específicas.

Produtos ortopédicos e fisioterapia

Como encontrar o fisioterapeuta ideal

A escolha do fisioterapeuta é um ponto importante, uma vez que é esse profissional que conduzirá as atividades a serem realizadas. Por isso, deve ser uma pessoa bem preparada e que transmita confiança para você. Observe alguns pontos que devem ser analisados.

Verifique se o profissional é credenciado ao COFFITO

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é a instituição que regulamente o trabalho dos fisioterapeutas. Por isso, os profissionais com essa formação necessitam desse registro.

Veja se ele tem equipamentos de qualidade

Ao ir até o consultório do fisioterapeuta, veja se ele tem equipamentos de qualidade, certificados e com a manutenção em dia. Também observe se ele tem itens especiais para atender a pessoas com deficiência.

Aceite indicações

Se você tiver amigos ou familiares que já façam treinamentos com fisioterapeutas, solicite a eles que passem indicações. Afinal, se um profissional for indicado por uma pessoa de sua confiança, você terá mais chances de gostar do trabalho que ele desenvolve.

Em resumo, podemos dizer que a fisioterapia para pessoas com deficiência é muito importante e benéfica. Por isso, considere iniciar esse tipo de treino e garanta muito mais qualidade de vida.

Também assine a nossa newsletter! Assim, sempre que tivermos novidades interessantes poderemos enviar para o seu e-mail. É uma boa maneira de se manter muito bem informado!