A febre em adultos configura-se como um alerta de que algo anormal acontece no organismo. Desse modo, a elevação da temperatura corporal é uma tentativa de combater um “invasor” — geralmente vírus ou bactérias — e, portanto, funciona como um mecanismo de defesa.

Com a descoberta do novo coronavírus, saber identificá-la tornou-se essencial, pois a febre é um dos principais sinais de infecção pela COVID-19. Por esse motivo, neste post, vamos mostrar como conferir a temperatura do corpo e verificar se ela está dentro da normalidade. Confira!

A febre em adultos tem sintomas?

Alguns sinais estão comumente associados à febre e podem ajudar a identificá-la. Conheça quais são:

  • sensação de frio, mesmo quando a temperatura ambiente está alta;
  • tremores;
  • indisposição;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • fraqueza.

Como fazer a medição da temperatura?

O equipamento utilizado para medir a temperatura é o termômetro. Atualmente, no mercado, encontramos diferentes tipos, mas os mais utilizados são o digital e o com infravermelho. Veja, a seguir, como utilizar cada um!

Termômetro digital

O termômetro digital é bastante prático. Após ligá-lo, basta esperar o número zero aparecer em seu visor e posicionar sua ponteira prateada embaixo das axilas. Assim que a medição for finalizada, o equipamento dará um sinal.

Termômetro com infravermelho

O termômetro com infravermelho permite que a temperatura seja medida pelos ouvidos ou pela testa. No modelo auricular, a ponteira deve ser posicionada na entrada do ouvido até que seja sinalizado o fim da medição.

Já o termômetro de testa, é considerado superior, uma vez que não é necessário encostar no paciente para aferir a temperatura. Isso evita contaminações cruzadas por vírus ou bactérias. Por ter infravermelho, basta apontá-lo firmemente e esperar o sinal para retirar, mantendo-o posicionado com distância de alguns centímetros.

Termômetro infravermelho

A partir de quantos graus é considerado febre?

Após utilizar o termômetro, seja ele digital ou de infravermelho, é preciso interpretar o resultado para saber se a pessoa está com febre ou não. Entenda o que significa cada temperatura:

  • hipotermia: temperatura igual ou abaixo de 35ºC;
  • normal: temperatura entre 36ºC e 37,4ºC;
  • febre: temperatura entre 37,5ºC e 39ºC;
  • febre alta: temperatura entre 39,1ºC e 41ºC;
  • hipertermia: temperatura igual ou acima de 41ºC.

Além de fazer a interpretação, é importante considerar a temperatura basal. Por exemplo, se um indivíduo costuma ter 35,7ºC de temperatura corporal, chegar a 37ºC deve ser considerado um estado de alerta, pois poderá evoluir para febre.

O que fazer ao estar com febre?

Se foi constatada a febre, recomenda-se a administração de antitérmicos e repouso em ambiente arejado, principalmente se a temperatura estiver muito alta. Entretanto, o ideal é buscar ajuda de um médico, principalmente se forem observados outros sintomas, visto que a automedicação pode ser prejudicial.

Como visto, a febre em adultos é um importante sinal, que pode indicar a necessidade de intervenção médica para averiguar sua causa. Assim, ter um termômetro em casa faz toda a diferença, visto que esse equipamento permitirá que você identifique a elevação de temperatura quanto antes e tome as medidas necessárias.

Agora que você já sabe como medir a temperatura corporal, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer todos os produtos disponíveis para manutenção da sua saúde.