As atividades físicas são fundamentais para manter nosso corpo saudável e fortalecer o sistema cardiovascular e a resistência dos músculos. No caso das pessoas com deficiência, manter uma rotina de exercícios pode ser ainda mais importante. Isso porque a prática também auxilia no controle de peso e na autonomia e autoestima.

Contudo, quais treinos realizar? Neste post, listamos 3 modalidades de exercícios para cadeirantes que podem ser feitas em casa sem muitas dificuldades. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.

1. Alongamentos

Os alongamentos são extremamente benéficos e podem ser realizados na cadeira de forma prática e fácil. Eles ajudam a diminuir a sobrecarga do corpo e previnem dores musculares por conta da postura. Além disso, melhoram o equilíbrio, aumentam a massa muscular e a agilidade.

Na cadeira, é possível realizar alongamentos de braços, pescoço, ombros e cintura. A seguir, listamos alguns exemplos:

  • com os braços atrás da cabeça, segure o cotovelo esquerdo com a mão direita e puxe suavemente por 15 segundos, até sentir o alongamento do ombro. Repita com o outro braço;
  • levante os braços acima da cabeça com os dedos entrelaçados e as palmas voltadas para cima. Empurre os braços ligeiramente para trás e para cima, alongando os braços, os ombros e a parte superior das costas;
  • com os quadris encostados na cadeira, vire a parte superior do corpo para um lado até que você consiga olhar por cima do ombro. Repita para o outro lado;
  • incline o corpo para a frente, alongando a parte inferior das costas. Encontre uma posição confortável e segure por um ou dois minutos. Para retornar a posição sentada, coloque as mãos sobre as coxas e empurre a parte superior do tronco para a posição vertical;
  • puxe um dos joelhos em direção ao peito e segure por 15 segundos. Em seguida, repita com a outra perna;
  • sentado com a coluna ereta, incline a cabeça para o lado direito e, ao mesmo tempo, force o ombro esquerdo para baixo. Repita do outro lado.

2. Treinos de força

Os treinos de força são exercícios para cadeirantes interessantes para aumentar a massa e a força da musculatura. Normalmente, são utilizados pesos e anilhas para o desenvolvimento dos músculos do peitoral, bíceps e ombros.

É possível, também, utilizar a própria cadeira para fazer seus treinos de força. Dessa forma, os braços do acessório atuam como plataformas, e o usuário apoia-se neles para elevar o próprio corpo até que seus braços estejam esticados. O movimento pode ser realizado em séries de 5 a 12 repetições. Mas cuidado, nem todas as cadeiras de rodas possuem resistência para isso. Verifique com o fabricante da sua, antes de executar os exercícios!

3. Treinos de resistência

Para quem não se sente preparado para treinos pesados de força, a dica é utilizar elásticos e pesos leves para criar um treino de resistência. Essa modalidade é uma boa forma de fortalecer os músculos e aumentar a vascularização, permitindo que o usuário aumente os treinos gradativamente.

Criar um plano de exercícios para cadeirantes é uma excelente forma de se manter ativo e motivado. Na hora de iniciar, é importante conversar com um personal trainer qualificado para entender como cada movimento deve ser feito. Além disso, o ideal é combinar os alongamentos com treinos de força e resistência para conseguir um desenvolvimento mais completo.

Gostou das dicas? Confira também alguns exercícios de alongamento e como fazê-los em casa.

Cadeira de rodas monobloco