Escolher uma cadeira de rodas infantil não funciona de forma semelhante à de um equipamento para adultos. As diferenças estão relacionadas ao tamanho, aos encaixes e ao material, por exemplo.

Além disso, é preciso saber diferenciar a cadeira de rodas infantil dos carrinhos posturais. Geralmente, a segunda opção é indicada a bebês ou crianças que não possuem controle do tronco e/ou membros superiores — e a primeira, para crianças que já são maiores.

Tendo essas questões em mente, há alguns itens que devem ser considerados ao se fazer a escolha de uma cadeira de rodas infantil. Confira a seguir e fique bem informado!

Priorize o conforto

Para que um cadeirante tenha mais qualidade de vida, o conforto é essencial. Quando falamos em crianças, isso é ainda mais acentuado, uma vez que elas podem ficar inquietas caso não se sintam confortáveis, por exemplo.

Por esse motivo, devem ser procuradas cadeiras leves, com estrutura anatômica e que possibilitem uma postura adequada, com um bom encosto. Assim, não será necessário fazer um grande esforço muscular. Também é sempre legal observar a almofada da cadeira e optar pelos modelos de boa densidade.

Considere a possibilidade de autonomia

É preciso verificar se a cadeira permitirá que a criança tenha autonomia para executar algumas ações por conta própria, sem ter que depender sempre de um adulto ou outra pessoa para a locomoção. A autonomia também está relacionada à qualidade de vida. Afinal, as pessoas se sentem bem quando conseguem desenvolver determinadas atividades sozinhas.

Observe a regulagem e a resistência

A cadeira de rodas infantil deve ter uma boa regulagem e permitir que o tamanho seja ajustado de acordo com cada criança. Isso evita o desenvolvimento de problemas de coluna ou lesões. Além do mais, vale lembrar que as crianças crescem — e a cadeira de rodas com regulagem pode ser utilizada por uma maior quantidade de tempo.

Os equipamentos feitos com materiais inoxidáveis geralmente são mais resistentes. Por isso, convém verificar esse fator antes de finalizar uma compra. As cadeiras em alumínio, por exemplo, além de resistentes são extremamente leves. Com isso, garantem as duas principais características que se deve buscar em relação ao material do produto.

Preste atenção na segurança

É necessário que os pequenos estejam seguros na cadeira, portanto analise criteriosamente as questões relacionadas à segurança do equipamento. Isso é muito importante para que as crianças não se machuquem ou caiam, a título de exemplo. Afinal, crianças pequenas podem ser inquietas e se movimentar muito na cadeira de rodas.

Existem diferentes tipos de acessórios que reforçam a segurança da cadeira e evitam que a criança escorregue. Bons exemplos são os cintos de segurança, adutores e abdutores de quadril e tronco, apoios de cabeça etc.

Procure por uma empresa especializada no segmento

Para fazer uma boa escolha e conseguir um equipamento de qualidade, é essencial contar com uma empresa especializada no segmento, que possa não apenas vender uma cadeira, mas prestar uma espécie de consultoria. Assim, você terá a certeza de que está comprando o melhor equipamento.

A Ortoponto tem expertise na área e conta com profissionais especializados, que vão orientá-lo para que você possa adquirir a melhor cadeira de rodas infantil. Atendemos presencialmente nas cidades de Porto Alegre ou Canoas (Rio Grande do Sul), mas também todo o restante do Brasil, por meio do nosso e-commerce e atendimento online.

Acesse o nosso site e conheça agora os melhores modelos de cadeira de rodas infantil para venda. Temos a certeza de que você vai encontrar uma excelente opção.