Por ser um meio de interação social que alia esforço físico e mental e cooperação, a prática de esportes é algo indispensável para muitas pessoas. Capaz de relaxar a mente e o corpo de quem pratica, essa também é uma ótima maneira de fazer novas amizades e aprender com as outras pessoas. E isso não exclui as pessoas com deficiência.

Com algumas adaptações específicas, é bem possível incluir esses indivíduos nas mais diversas modalidades esportivas. Um exemplo disso é a cadeira de rodas esportiva. Para esse fim, os modelos precisam ser fortes, mais fáceis de manejar, e permitir movimentos mais rápidos para garantir um desempenho melhor ao atleta.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de cadeira de rodas para esporte, bem como as suas principais características. Continue lendo para conferir!

Quais são os tipos de cadeira de rodas esportiva?

De fato, hoje, existem vários tipos, dependendo de qual esporte você deseja praticar. Essas cadeiras de roda são desenhadas de acordo com as necessidades específicas do atleta, para que ele obtenha mais eficiência na prática. As mais comuns são as de basquete, rugby (também chamado de quad-Rugby), tênis e corrida.

Cada uma dessas modalidades conta com um tipo específico de equipamento. No rugby, por exemplo, as cadeiras dos atacantes e jogadores de defesa têm características diferentes — o que abordaremos em seguida.

Quais são as suas características?

Existem várias modificações que as cadeiras de rodas podem trazer para melhorar a performance do atleta, incluindo a presença de itens de segurança. Confira, a seguir, algumas das maiores diferenças entre a cadeira de rodas tradicional e uma esportiva.

Rodas

As rodas desses modelos costumam ser maiores e inclinadas, para facilitar as manobras durante uma partida. Além disso, evitam que os atletas tenham lesões nas mãos por conta de batidas normais de jogo. Essa configuração auxilia também a locomoção do indivíduo por conta própria, dando-lhe mais agilidade e autonomia durante a prática do exercício físico.

Quinta roda

Equipamentos para práticas de exercícios físicos sempre devem ter atenção à segurança do atleta. Por isso, cadeiras de rodas esportivas também são equipadas com uma quinta roda, ou roda antitombo, que lhe ajuda no equilíbrio durante a partida.

Itens de segurança

Um dos fatores de segurança é a durabilidade. Ela é pensada para garantir que a pessoa não se machuque caso o equipamento sofra danos físicos durante o exercício.

Cadeiras de rodas esportivas de rugby e basquete, por exemplo, são feitas normalmente em ligas metálicas resistentes, mas que não perdem a leveza necessária para uma melhor performance em quadra. Além disso, atletas paralímpicos têm seus equipamentos feitos sob medida, garantindo essa segurança em primeiro lugar.

Bom, como vimos, a cadeira de rodas esportiva apresenta diversas diferenças em relação às tradicionais, o que garante mais proteção e conforto para as pessoas com deficiência. Isso permite a prática regular de exercícios físicos, que é tão importante. Por fim, lembre-se de buscar um acompanhamento adequado durante a atividade, seja ela qual for, para evitar problemas.

Então, gostou do nosso post? Sobrou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Cadeira de rodas esportiva monobloco