As queixas de dores nas costas de frente para o computador são muito comuns, uma vez que grande parte das pessoas passa longas horas do dia diante do equipamento, principalmente quando se trabalha em escritórios.

Na maioria dos casos, isso acontece devido à postura incorreta no momento em que estamos sentados em frente à máquina. Logo, as temidas dores são o sintoma de um hábito que precisa ser evitado ou um problema que deve ser investigado.

Neste post, vamos dar dicas úteis de como evitar dores nas costas de frente para o computador e ter mais qualidade de vida. Confira!

Mantenha a cabeça ereta

Ao trabalhar no computador, é importante que você mantenha a sua cabeça ereta, evitando ter que incliná-la para cima ou para baixo. Para tanto, uma boa dica é manter o monitor sempre na altura dos olhos.

Como isso varia de pessoa para pessoa, convém ajustar a altura do monitor em uma posição que fique boa para você. Assim, é recomendado fazer um suporte personalizado ou improvisar com livros e outros objetos para que a tela fique mais alta.

Tenha o mouse próximo ao corpo

O mouse deve ser sempre mantido próximo ao seu corpo, de preferência formando um ângulo de 90° com o braço e o teclado. Isso evita esforços desnecessários ao utilizar o acessório.

Escolha uma cadeira adequada

A escolha da cadeira é muito importante para evitar dores nas costas de frente para o computador, uma vez que o móvel é o principal instrumento para garantir uma boa postura ao se sentar. Sendo assim, veja se ela tem uma boa estrutura para acomodar as nádegas e as coxas. O ideal é que apenas as dobras dos joelhos fiquem para fora.

Alongue-se de vez em quando

Faça pequenas pausas durante a jornada de trabalho e aproveite para se alongar. Os alongamentos ajudam a melhorar a circulação do sangue e também diminuem a pressão sobre os discos. Isso tudo faz com que a região espinhal fique menos tensa e as dores na coluna sejam evitadas.

Sente-se próximo à mesa

O torso deve permanecer a um braço de distância do monitor, a fim de manter a postura ereta e, assim, evitar as dores nas costas de frente para o computador. Ao sentar-se, também é importante manter os pés apoiados, atentando para a posição do joelho a um ângulo de 90º.

Evite erros de postura comuns

Alguns hábitos comuns e inadequados, como sentar-se de forma mais relaxada e com uma postura não ereta, também favorecem as dores nas costas. Por isso, é uma boa prática se policiar e evitar esse tipo de vício. Em determinados casos, recomenda-se o uso de um corretor postural.

E então, você sente dores nas costas de frente para o computador? O que achou das nossas dicas? Não deixe de seguir as nossas recomendações para evitá-las, combinado? Afinal, com medidas simples e eficazes, preservamos a nossa saúde e qualidade da vida e, de quebra, temos mais disposição para aproveitar melhor os momentos.

Se você se identificou com este post e/ou quer deixar alguma outra dica para evitar dores na coluna, compartilhe com a gente o que sabe! Sinta-se à vontade para comentar no espaço abaixo!