A prática de exercícios físicos envolve muito mais do que a estética — existem diversos benefícios proporcionados a quem mantém o corpo sempre em movimento. Um dos mais eficientes para perder peso e melhorar a saúde é a corrida, capaz de aumentar o metabolismo, elevar o humor, produzir endorfina e diminuir o hormônio do estresse.
Por se tratar de uma atividade bem democrática, com adesão de pessoas com diferentes objetivos, é muito importante conhecer algumas dicas para correr melhor e aproveitá-la ao máximo. Então, para lhe ajudar com isso, nós desenvolvemos este post! Continue lendo e veja como tornar essa prática um estilo de vida.
1. Utilize acessórios adequados
Utilizar os acessórios corretos durante a corrida é fundamental para evitar lesões e se prevenir contra os raios UV. Confira, a seguir, quais são os principais deles.
Meia
Em primeiro lugar, a meia para corrida precisa ser alta, para proteger os tornozelos. Uma ótima opção são as meias de compressão, que são confortáveis e diminuem a vibração muscular, melhorando o retorno venoso e aumentando o fluxo de oxigênio para o músculo. Com isso, é possível diminuir as dores e fadigas, além de melhorar o seu desempenho físico.
Camiseta
Utilizar uma camiseta que tenha proteção UV é muito importante para a transferência de calor e umidade da pessoa ao ambiente. Além disso, ela diminui as chances da peça colar ao corpo suado. A proteção contra os raios solares preserva a saúde da pele e permite uma liberdade maior na corrida.
Pedômetro
O pedômetro é um item especialmente útil para quem pratica corrida. Ele controla os passos, as calorias e a distância percorrida, proporcionando ao corredor um acompanhamento do seu desempenho e a possibilidade de traçar um programa de treinos com mais sucesso e precisão.
2. Cuide da sua alimentação e hidratação
Outra das principais dicas para correr melhor é cuidar da alimentação e hidratação. Antes da corrida, o recomendado é consumir alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico — ou seja, aqueles que são absorvidos lentamente, pelo organismo como batata-doce e massas integrais. Isso porque eles serão liberados aos poucos durante a atividade, o que evita a hipoglicemia.
Além disso, beber água antes, durante e após a corrida é essencial para evitar a desidratação. O ideal é beber cerca de 500 ml antes de começar a correr. Após o fim do exercício, dê preferência à água de coco e sucos naturais.
3. Preste atenção na respiração
É fundamental manter um ciclo constante de expiração e inspiração em tempos parecidos. Vale dizer, contudo, que conforme o esforço fica intenso esse controle da respiração pode se tornar mais difícil. Ou seja, acertar o ritmo respiratório leva um tempo.
Além disso, a respiração correta precisa ser realizada pelo abdômen — essa é a maneira mais natural de respirar, a que absorve mais oxigênio — e não pela parte superior do peito. O recomendado é trabalhar essa respiração abdominal fora da corrida. Com isso, você construirá hábitos que poderão ser transferidos, depois, para a corrida.
Enfim, a corrida é mesmo uma atividade muito prazerosa e capaz de proporcionar vários benefícios, como a redução dos problemas cardiovasculares, o aumento da eficiência do metabolismo e melhoria do bem-estar, de modo geral. Para aproveitar tudo isso, lembre-se das nossas dicas para correr melhor: utilize acessórios adequados, tenha uma alimentação balanceada e preste atenção à sua respiração!
Então, gostou deste conteúdo? Se você quer adquirir produtos que podem lhe ajudar a correr, confira agora os nossos acessórios para corrida!
equipe Ortoponto
Posts relacionados
Instagram | Ortoponto
No images found!Try some other hashtag or username
Posts mais lidos
-
Você sabe como usar um nebulizador? Aprenda agora!
-
Corretor postural: entenda para que serve e os diferentes tipos
-
Operação no joelho: saiba como funciona e os cuidados pós-cirurgia
-
Cinta lombar: para que serve e como utilizá-la corretamente
-
Como funciona a nebulização para sinusite e quais seus tipos?