A má postura interfere diretamente na saúde e na estética. No entanto, em alguns casos, um bom corretor postural é capaz de resolver o problema. Ele é utilizado para reeducar a postura e evitar o surgimento ou o agravamento das lesões na região da coluna.

O bom funcionamento do equipamento depende da qualidade do produto e da disciplina do usuário. Por ser discreto, é possível usá-lo para caminhar, trabalhar e fazer exercícios físicos. Dessa forma, a coluna se adaptará com a postura correta de maneira natural.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender mais sobre o corretor postural. Acompanhe!

Para que serve o corretor postural?

O corretor postural serve para dar suporte para a parte inferior das costas, ombros e pescoço. Ele funciona colocando os ombros para trás e deixando as costas mais retas.

Assim, o corpo fica alinhado da forma ideal, evitando problemas de coluna e melhorando a qualidade de vida. Os corretores também servem para:

  • aliviar as dores nas costas ou na lombar;

  • evitar danos à coluna;

  • alongar o corpo.

Quais são os tipos existentes?

Existem corretores posturais masculinos e femininos. Para as mulheres, eles podem ser utilizados como uma espécie de sutiã adaptado, o que evita a necessidade de usar duas peças juntas; para os homens, existem outros modelos mais simples.

Os principais modelos encontrados no mercado são:

  • corretor postural magnético: seu design lembra uma mochila e o modelo apresenta ímãs na parte traseira, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e as dores musculares;

  • corretor de postura simples: muito fácil para colocar, alinha os ombros e corrige a postura, diminuindo a dor nas costas, na coluna cervical e na lombar;

  • roupa de compressão: seu formato parece com o de uma camisa, regata ou colete. O modelo é confortável e discreto, mas pode ser um pouco desagradável nos dias quentes;

  • modelos femininos: em geral, são espartilhos elásticos ou alças com apoio do abdômen. A principal diferença funcional é que eles levantam os seios e, ao mesmo tempo, reduzem a cintura.

Corretor postural

Quando e como usar?

A postura incorreta, com inclinações para frente ou laterais, pode ser causada pelo avanço da idade, pela falta de exercícios físicos, pelo aumento de peso e uma série de outros motivos. Nesses casos, é indicado que o indivíduo use um corretor postural para que a situação seja levada de volta à normalidade.

Pessoas que, normalmente, passam horas seguidas sentadas e com a postura inapropriada podem acelerar o processo de degeneração da coluna. Nesses casos, o uso do equipamento também é recomendado.

Em alguns casos de lesões por acidentes ou após uma operação da coluna, pode ser necessário usar o corretor postural para que a recuperação ocorra da maneira mais apropriada.

O melhor corretor é aquele que atende às suas necessidades. Em geral, os magnéticos têm melhores resultados, mas aparecem por baixo da roupa. Quem precisa usar o aparato fora de casa pode preferir outros modelos.

O ideal é fazer uma avaliação médica para averiguar o diagnóstico do seu problema e analisar o melhor tipo de corretor postural para você. Ao comprar o produto, avalie a qualidade do material usado no sistema de ajuste, pois um encaixe perfeito é essencial para a eficácia na correção da postura — assim como a regularidade do uso.

Gostou do nosso conteúdo? Então complemente a leitura e conheça as causas e os principais tratamentos para a dor no ciático!