Os produtos ortopédicos são criados para ajudar no tratamento de lesões, como fraturas, entorses e outros problemas ósseos e musculares, com a finalidade de melhorar a recuperação das áreas afetadas.

São também indicados para correção postural, em atividades físicas, práticas de esportes e exercícios em geral.

Continue a leitura para conhecer os principais itens que ajudam a recuperar traumatismos e saiba como eles agem!

Palmilha ortopédica

A palmilha ortopédica é uma órtese no formato de dispositivo externo que usa a força sobre o corpo humano com a finalidade de transformar aspectos funcionais dos sistemas musculares e esqueléticos.

Pode ser utilizada para as seguintes finalidades: 

  • corrigir disfunções dos membros inferiores;
  • contribuir para o alinhamento da articulação subtalar e demais articulações do pé;
  • ajudar a distribuir corretamente as forças de reação que a palmilha aplica na região da planta do pé.

Ela é feita com um tipo de solado semirrígido, que deve ser inserido em calçados, com a finalidade de corrigir a distribuição do peso do corpo para evitar dores nos pés.

As palmilhas podem ser:

  • adaptadas conforme o apoio do pé;
  • baseadas apenas na numeração do sapato;
  • confeccionadas com base no peso e tamanho do pé.

Elas têm a finalidade de causar uma modificação completa na estrutura do pé, mudando a posição dos ossos, o que pode ser útil para tratar problemas como o pé chato.

Palmilha Ortopédica de Silicone Tima

Cinta ortopédica

A cinta ortopédica é um suporte que ajuda na proteção da coluna vertebral contra lesões e para auxiliar na postura correta.

Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado em tamanho, estilo, conforto e funções, que podem se adequar à sua coluna.

Construídas para possibilitar a descarga de todo o peso das costelas nas vértebras dorsais, reduzem a sobrecarga na coluna lombar, podendo ser de grande ajuda para quem utiliza computador, por exemplo, pois ela puxa os ombros para trás, mantendo a coluna ereta.

As cintas ortopédicas são muito úteis, também, para problemas como escoliose e para mulheres grávidas que carregam peso extra, pois ajudam a compensar o mau alinhamento da coluna vertebral.

Joelheira

Os joelhos são as maiores e mais complexas articulações do corpo humano. Dores e problemas nesses órgãos podem variar de pequena a grande intensidade. Embora a dor não seja necessariamente uma enfermidade, ela pode indicar várias doenças.

Não importa se pouco ou muito intensos, os incômodos nos joelhos requerem investigação e cuidados.

A joelheira ajuda nesses casos contra choques que podem agravar o problema. Essa órtese dá um suporte a mais aos ligamentos e músculos, imobilizando-os.  

Ela também é muito usada por atletas, para ajudar a estabilizar as articulações durante as atividades de impacto, como corrida, basquete e futebol, com a finalidade de evitar lesões. 

As joelheiras podem ter tamanhos variados, dependendo do nível de suporte a que se destinam, ser simples como luvas elásticas ou complexas como ripas, para bloquear a queda.

São igualmente importantes para a recuperação de joelho fraco ou se o trabalho realizado sobre esse órgão é mais intenso do que ele pode suportar. Em casos de cirurgia, tendem a ser prescritas pelo médico ortopedista para imobilização.

Cotoveleira elástica

A cotoveleira é utilizada para prevenção e tratamento de lesões nos músculos ou articulações e proteção durante a prática de esportes.

Ela tem design anatômico e proporciona compressão precisa, o que garante melhor desempenho para o seu objetivo. Essa órtese traz mais conforto e mantém a liberdade de movimentos.

Suas indicações são:

  • auxiliar no tratamento e prevenção de lesões nos músculos e nas articulações do braço e antebraço;
  • prover mais firmeza na prática de esportes que demandem maior esforço dos cotovelos, como tênis, basquete, vôlei, musculação, entre outros;
  • prevenir novas lesões pós-tratamento e pós-gesso;
  • diminuir o estresse muscular após esforços intensos.

Cotoveleira Elástica Epicomed Prata Medi com Faixa para Reforço

Os produtos ortopédicos para recuperação de lesões combatem diversos problemas ósseos e musculares e previnem lesões naqueles que praticam esportes.

Antes de sua utilização, porém, consulte um especialista para que ele avalie a sua necessidade específica! Pode ser um médico ortopedista, um fisioterapeuta ou mesmo um educador físico.

Para receber conteúdo sobre bem-estar e saúde diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter!