Os exercícios aeróbicos são aqueles que possibilitam movimentos em diversos grupos musculares ao mesmo tempo, isso trabalha a resistência e a capacidade respiratória. Além de liberar neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, a atividade ajuda a controlar o peso, prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a glicemia e a evitar a osteoporose.

No entanto, para fazer efeito, é preciso tomar alguns cuidados a fim de inibir problemas. O exercício precisa ser realizado de forma correta por um tempo mínimo, na intensidade adequada e mais de uma vez por semana. Por isso, é essencial ter algumas precauções para impedir lesões e melhorar o condicionamento físico sem correr riscos de saúde.

Neste post, vamos mostrar os cuidados necessários durante a prática dos exercícios aeróbicos. Confira!

Faça alongamentos

O alongamento é uma etapa fundamental da atividade aeróbica e está relacionado à melhora da amplitude e flexibilidade do movimento. Além disso, ele permite o alívio da tensão muscular e ajuda a melhorar a fadiga do dia seguinte.

O ideal é realizar alongamentos frequentemente, em horários distantes do seu exercício, pois seu corpo ganhará elasticidade e amplitude de movimento. Esses benefícios contribuem para que você tenha mais segurança ao se exercitar.

Tenha cuidado com a postura durante os exercícios aeróbicos

Prestar atenção na postura pode ajudar a prevenir lesões, principalmente nos joelhos e tornozelos. Assim, é muito importante manter a coluna reta durante a realização das atividades aeróbicas. Na caminhada e corrida, um ponto que deve ser observado é a maneira de saída e entrada do pé no solo.

Ela precisa ser realizada do calcanhar para a parte próxima aos dedos, além de preparar para a fase na qual o pé fica fora do chão. As costas devem ficar sempre eretas, mas levemente inclinadas para frente no caso da corrida. Além disso, o movimento dos braços pode auxiliar na coordenação das passadas e no equilíbrio.

Preste atenção no tempo e frequência

As primeiras semanas de atividade física são um período de adaptação do corpo. Assim, o ideal é iniciar com 20 minutos durante 3 vezes na semana. A cada semana é preciso aumentar o tempo até atingir treinos de, no mínimo, 30 minutos, sendo 5 vezes por semana.

Ademais, é muito importante dar um tempo de descanso entre um exercício e outro. Por isso, espere 24 horas e caso sinta dores, faça uma caminhada leve nesse dia.

Fique atento à dor

Prestar atenção em dores é essencial para evitar lesões, assim. quando houver dor, deve-se diminuir a frequência dos exercícios e observar se a dor passa. Caso não surja nenhuma melhora, é preciso parar a atividade e buscar ajuda médica para avaliar se existe algum dano e qual a sua gravidade.

Além das dores, é necessário ter cautela com o ritmo respiratório e cardíaco, e, em casos de palpitações fortes, o ideal é suspender a atividade.

Como foi visto, os exercícios aeróbicos são ótimas opções para quem deseja manter uma vida mais saudável. No entanto, sem os cuidados necessários existe uma grande chance de ocorrer malefícios. Por isso, não se esqueça do alongamento e mantenha uma boa postura ao praticar as atividades. Em casos de dúvidas ou dores, não deixe de procurar um médico.

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