Fisioterapia

Conheça 4 exercícios para fortalecer o joelho

Conheça 4 exercícios para fortalecer o joelho
Escrito por equipe Ortoponto

Quando o assunto é cuidado com a saúde, a região dos joelhos dificilmente é lembrada. No entanto, as lesões nessa articulação não são tão raras, o que indica a importância de praticar exercícios para fortalecer o joelho. Basicamente, o foco é o fortalecimento dos grupamentos musculares, que auxiliam na movimentação e estabilização da articulação. 

Sendo assim, que tal conferir 4 exercícios para fortalecer a região? É só continuar a leitura!

A importância de fortalecer a musculatura do joelho

Segundo um estudo, 26% das pessoas que procuram um ortopedista apresentam algum problema no joelho. O que isso revela? Que a dor nessa articulação é mais comum do que imaginamos. 

O joelho tem uma estrutura complexa e está sujeito a sofrer com as compensações do corpo. Até mesmo um movimento que inicia no pé interfere na sua estrutura. Além disso, a articulação aguenta o peso do corpo e as forças geradas nos movimentos. 

Diante de tanta funcionalidade, entender a importância do fortalecimento do joelho não é difícil. As lesões mais comuns são causadas pela sobrecarga da musculatura. Em resumo, fortalecer esses grupamentos musculares é fundamental para evitar dores, trabalhar as articulações e ainda prevenir outros problemas.

Exercícios para fortalecer o joelho

Vale lembrar que tão importante quanto o exercício de fortalecimento é o alongamento. Sendo assim, não esqueça desse detalhe antes de iniciar qualquer atividade. Além disso, escolher um calçado com um bom sistema de amortecimento ajuda a absorver o impacto. 

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1. Agachamento

De pé, mantenha os pés paralelos e levemente afastados. Após isso, coloque as mãos para frente para auxiliar no equilíbrio, mantendo a coluna sempre reta. O próximo passo é agachar. Para isso, contraia o abdome e mantenha os joelhos em paralelo ao projetar o quadril para trás.

Com o tempo, é possível acrescentar peso ao exercício — sendo essencial a presença e o auxílio de um profissional. O objetivo do exercício é fortalecer quadríceps, lombares, gêmeos, glúteos e isquiotibiais. O resultado disso é uma melhoria na resistência de força, além do fortalecimento da densidade óssea.

2. Cadeira flexora

Esse exercício é indicado porque requer força do músculo posterior da coxa, diminuindo a sobrecarga nos joelhos. Além de fortalecer a articulação e a região posterior da coxa, o exercício nesse aparelho ajuda a desenvolver a musculatura do quadril.

Basicamente, o exercício consiste em flexionar o joelho levando a almofada em direção ao glúteo.

3. Pular corda

Embora pareça uma atividade simples, pular corda é um excelente exercício não só para fortalecer o joelho, mas para melhorar a postura e tonificar o corpo. O segredo é executar de forma correta. Uma boa forma de garantir isso é pular em frente ao espelho para facilitar a observação. 

A dica é tentar aterrissar em uma posição mais agachada, com os joelhos flexionados. O fortalecimento dos joelhos é consequência da tensão nos membros inferiores. 

4. Agachamento unilateral

Semelhante ao agachamento tradicional, essa variação consiste em elevar uma perna à frente do corpo, agachando com a outra e projetando o quadril para trás. Estender os braços para frente ajuda no equilíbrio.

Basicamente, trabalha os músculos de diversas partes do corpo, em especial do quadríceps, quadril e glúteos.

Praticar exercícios para fortalecer o joelho é essencial para manter a articulação forte e saudável. Quando se consegue isso, o resultado é um corpo com mais estabilidade e preparado para diversas atividades, como andar, correr, sentar e levantar. Sendo assim, é um excelente hábito para ser cultivado na rotina a fim de manter o cuidado com a saúde em dia.

Você já tinha reparado no quanto o joelho é uma articulação importante para o nosso dia a dia? Aproveite e saiba mais sobre a joelheira ortopédica e como ela pode auxiliar na prevenção de lesões.

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