A yoga é uma prática que une benefícios ao corpo, à mente e ao espírito. A filosofia é milenar e tem como objetivo principal levar o praticante a um estado de paz e tranquilidade, colocando-o em contato consigo mesmo. Além disso, existem muitos outros benefícios da yoga.

Quanto mais a atividade é praticada, mais rápido é possível notar os resultados. O ideal é que você se dedique à yoga diariamente, pelo menos durante os primeiros meses. Depois disso, é possível manter tudo o que foi conquistado praticando duas ou três vezes por semana.

Continue a leitura e conheça os 4 principais benefícios da yoga!

1. Aumenta a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos mais importantes benefícios da yoga. Durante a primeira aula, provavelmente você não conseguirá tocar os dedos do pé, mas não se preocupe, com o tempo é possível notar uma evolução gradual. Eventualmente, poses difíceis de realizar tornam-se naturais.

Ao mesmo tempo, você vai perceber que algumas dores desapareceram — o que não é coincidência. A falta de flexibilidade pode causar uma postura ruim e sobrecarregar ligamentos e músculos, causando dor e desconforto.

2. Reduz o estresse

A meditação realizada durante a yoga faz com que você se concentre no presente, relaxe e desocupe a mente dos problemas do passado ou futuro. Por isso, a prática favorece a estabilidade emocional, dando a sensação de paz interior, bem-estar e equilíbrio mental para enfrentar as situações do dia a dia.

Ainda devido à sensação de relaxamento, a yoga também ajuda no tratamento de doenças como a depressão. O aumento do otimismo, da autoconfiança, da concentração, assim como a diminuição da irritabilidade, ajudam a melhorar as relações interpessoais.

3. Ajuda no emagrecimento

Quando praticada regularmente, a yoga ajuda a tonificar seus músculos e a acelerar o seu metabolismo. Isso varia de acordo com estilo e a frequência, sendo que os exercícios mais dinâmicos promovem uma perda de gordura maior.

Como efeitos secundários, a atividade ajuda a diminuir a ansiedade e suas consequências, como a vontade de comer compulsivamente. Assim, a quantidade de calorias consumidas no dia diminui.

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4. Melhora a postura

Praticar yoga também ajuda muito a melhorar a postura corporal. Esse benefício é excelente para quem trabalha com o computador e passa várias horas do dia sentado em frente à máquina.

Manter uma postura correta significa ter consciência de seu espaço e deixar o corpo alinhado. Algumas poses clássicas da atividade ajudam muito nesse desafio. Entre elas, você deve conhecer:

  • tadasana: excelente para aprender a maneira correta de ficar em pé;

  • shishu asana: ajuda a relaxar as costas e os ombros;

  • utkatasana: fortalece os joelhos e promove uma maior flexibilidade da lombar.

Existem inúmeros benefícios da yoga e as lesões causadas pela prática não são tão frequentes. Em geral, os riscos estão relacionados ao excesso de treinamento e aos erros nas poses. Problemas no quadril, joelhos e outras articulações podem acontecer por posições incorretas. Por isso, respeite a si mesmo durante a atividade.

Gostou de saber sobre todos esses benefícios? Então complemente a leitura e conheça também os benefícios da meditação!