A estação mais quente do ano proporciona dias ensolarados, diversão na praia e piqueniques ao ar livre. Mas também aumenta o calor e a transpiração, o que diminui bastante a hidratação do corpo. Por isso, é fundamental saber como se hidratar no verão.

Neste post, explicaremos por que você deve se manter hidratado nessa época do ano e mostraremos as melhores opções para garantir isso. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura agora mesmo!

Qual a importância de se hidratar no verão?

Estima-se que uma pessoa em condições normais de saúde e sem praticar exercícios físicos perca, em média, 2,6 litros de água por dia. Durante o verão, essa quantidade é maior, devido ao aumento da transpiração.

Assim, por ser um líquido que participa de reações químicas e metabólicas no organismo, deve-se ter atenção redobrada para evitar a desidratação e suas consequências.

Como manter-se hidratado nessa estação?

A seguir, confira algumas maneiras de garantir sua hidratação durante o verão!

Beba bastante água

A água deve ser a principal opção de bebida para os dias quentes. Isso porque ela oferece vários benefícios, como a regulação da temperatura corporal e a correta absorção de nutrientes.

Se você tem dificuldade de ingeri-la pura, pode recorrer à água saborizada, preparada com uma fruta de sua preferência. Mas lembre-se: nada de esperar sentir sede para se hidratar. Esse sinal já é um indício de que o seu organismo está com menos água que o necessário.

Opte por água de coco

Mais uma alternativa à água mineral é a de coco. Além de hidratar, ela contém potássio, que evita cãibras, tem baixo valor calórico, regula a pressão arterial e combate o colesterol alto. Portanto, trata-se de uma ótima escolha para o verão.

Consuma chás gelados

Para diversificar as formas de hidratação, é possível também optar por chá verde, mate ou de hibisco. No entanto, a ingestão exige cautela, pois algumas opções são diuréticas, ou seja, aumentam o fluxo urinário e, consequentemente, a perda de água.

Coma frutas que tenham muita água

Algumas frutas, como melancia, laranja, kiwi, morango, abacaxi e pêra, são ricas em água. Desse modo, servem para complementar a hidratação no verão. Uma boa dica é preparar uma salada de frutas para lanchar nos momentos em que o calor se intensifica.

Quais os sinais de um corpo pouco hidratado?

Conheça abaixo os principais sintomas que podem surgir quando há um descuido com a hidratação diária:

  • descamação do couro cabeludo;
  • unhas e cabelos fracos;
  • problemas renais;
  • pele seca e sem viço;
  • imunidade baixa;
  • fadiga;
  • dor de cabeça e tontura;
  • intestino preso;
  • sede excessiva.

Agora que você já sabe como se hidratar no verão, escolha sua bebida e mantenha sempre por perto uma garrafinha. Além disso, prefira utilizar roupas leves e confortáveis, que diminuam a transpiração e evitem que o corpo perca água.

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