De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros apresenta sintomas da ansiedade, uma doença psicológica que atinge pessoas de todas as idades, classes sociais e níveis de instrução. Essa informação foi revelada em uma reportagem publicada na revista Galileu. Não é por acaso que muitas pessoas buscam como lidar com crise de ansiedade. 

É comum que as pessoas se sintam ansiosas em algumas situações, como quando esperam pelo resultado de uma entrevista de emprego ou aguardam um encontro romântico, por exemplo. Porém, quando esse sentimento sai de controle e começa a comprometer a saúde física e mental, torna-se patológico e é preciso buscar formas de contornar a crise.

Nesse tipo de situação, os medos se tornam constantes e muitas vezes irreais e absurdos para quem vê de fora. Além disso, são comuns as palpitações, parecendo que a pessoa terá um infarto. Para ajudar a superar essa situação, apresentaremos, a seguir, quatro dicas de como lidar com crise de ansiedade. Siga conosco e confira!

1. Diminua o ritmo da respiração

Em uma crise de ansiedade, os batimentos cardíacos ficam acelerados e isso pode ser desesperador. Tal aceleração acontece porque, durante a crise, temos tendência de respirar rápido demais, causando uma hiperventilação.

Para que esse momento de tensão passe mais rapidamente, é preciso respirar de forma lenta e profunda. Dessa forma, o oxigênio será melhor distribuído para o cérebro e você poderá formular os seus pensamentos de maneira mais lúcida.

2. Pratique o relaxamento dos músculos

Assim como a respiração acelerada, quando alguém está em crise de ansiedade, é comum apresentar o sintoma da contração dos músculos. Essa realidade faz com que sejam sentidas dores pelo corpo e sensações de desconforto.

Quando estiver ansioso, portanto, relaxe os seus músculos, um por vez, começando pela cabeça e pelo pescoço — as áreas mais acometidas quando estamos em uma situação de estresse.

Massageadores

3. Busque distrações durante a crise

Essa dica pode até parecer um pouco batida, mas é muito importante para quem busca saber como lidar com crise de ansiedade. Você precisa buscar distrações para que pensamentos negativos não passem pela sua cabeça.

Se você estiver acompanhado de um amigo ou familiar, converse com essa pessoa sobre um assunto interessante, para que seu sistema nervoso relaxe. Se estiver sozinho, tente fazer atividades mentais que desviem os pensamentos dos seus problemas, como ler um livro ou cantar uma música.

4. Consulte um médico

Se você tem crises de ansiedade com frequência, precisa de um acompanhamento médico. Por mais que agendar a consulta possa ser difícil no começo, pense que você obterá ajuda e poderá tratar esse problema de forma eficiente por meio de um tratamento especializado.

O médico clínico geral vai avaliar o seu quadro e identificar se é mais pertinente fazer um acompanhamento psicológico ou então ser atendido por um psiquiatra, que poderá receitar medicamentos para controlar a sua ansiedade.

Essas são as principais dicas de como lidar com crise de ansiedade. Coloque-as em prática e livre-se desse mal, que acomete milhares de pessoas atualmente.

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