Pouca gente sabe, mas pessoas com deficiência podem contar com uma mãozinha na hora de financiar seus aparelhos e equipamentos. Diversos bancos já disponibilizam linhas de crédito de acessibilidade específicas para esse público.

Quer entender como esse financiamento funciona, quais os benefícios e quem pode contratar o serviço? Nós te explicamos tudo para que você consiga comprar seus equipamentos sem ficar com um buraco no orçamento. Confira!

Quais itens o crédito de acessibilidade financia?

Esse crédito pode ajudar você na compra de itens como cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos, impressoras em Braille, adaptações veiculares e outros acessórios tecnológicos que facilitam a vida das pessoas com deficiência.

Também abrange algumas reformas que pesam no bolso, como instalação de barras, alargamento de portas, construção de rampas e nivelamento do piso. Ao todo, são mais de 300 itens que podem ter até 100% de seu valor financiado pelos bancos.

Quais as regras?

O crédito de acessibilidade disponibiliza um valor entre R$70,00 a R$30 mil e o pagamento pode ser quitado em até 60 meses. As parcelas são pagas por débito automático na conta-corrente do contratante.

No caso de reformas, é preciso apresentar o projeto da obra assinado por um arquiteto que esteja registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, é necessário anexar um relatório de responsabilidade técnica, detalhando todo o material imprescindível para a reforma e sua quantidade. É possível solicitar crédito também para cobrir os gastos com o projeto arquitetônico.

Quem pode solicitar?

Para acessar o financiamento, o beneficiado precisa ser pessoa física e ter limite de crédito e renda de, no máximo, dez salários-mínimos. Dentro desses requisitos, qualquer pessoa pode solicitar, tanto para uso próprio quanto para terceiros.

Quais as vantagens?

Os benefícios são muitos e vão além da melhora da qualidade de vida, proporcionada pelos aparelhos e obras de acessibilidade.

Além de poder pagar seus equipamentos em parcelas que cabem no seu bolso, você ainda tem a possibilidade de financiar 100% do valor, ficando isento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e com taxas de juros a partir de 0,41% ao mês.

Como contratar?

Para contratar o serviço é preciso ter em mãos a nota fiscal de compra em nome do cliente, com a descrição do produto e a data de emissão de no máximo 30 dias antes da solicitação. Já no caso de reformas, é necessária a apresentação do projeto arquitetônico. Com os documentos em mãos, dirija-se ao banco escolhido para a contratação do financiamento.

Os documentos solicitados, a taxa de juros e as demais regras do crédito podem variar para cada banco, por isso, entre em contato com o banco escolhido para tirar todas as suas dúvidas. É importante planejar seu orçamento antes de solicitar o crédito, para ter certeza de que as parcelas caberão no seu bolso.

O crédito de acessibilidade é uma ótima alternativa para quem precisa adquirir novos equipamentos e não consegue arcar com os custos altos. Com o auxílio do financiamento, é possível que as pessoas com deficiência busquem mais independência e qualidade de vida.

Conhece alguém que precisa comprar equipamentos e necessita daquela ajudinha para pagar? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas com deficiência a mudar de vida!