Quando o assunto é cuidado com a saúde, a falta de tempo para tal ação ocupa um lugar de destaque. Afinal, parece cada vez mais impossível conciliar a família, o trabalho e o aperfeiçoamento profissional com os tão necessários hábitos saudáveis. Felizmente, a rotina agitada não precisa ser motivo para deixar os cuidados de lado. Ou seja, é possível manter a saúde em dia mesmo com a correria.

Quer saber como? Então continue a leitura e confira cinco dicas para colocar em prática de forma simples!

Coma bem

E isso não quer dizer deixar de lado aquela sobremesa gostosa no fim de semana ou as guloseimas do piquenique com as crianças. A ideia é fazer escolhas inteligentes no dia a dia.

Sendo assim, busque seguir uma alimentação equilibrada, com baixo teor de gordura e muitas frutas, vegetais e cereais. Se possível, busque a orientação de um especialista para montar um cardápio especial para a sua rotina e suas necessidades.

A diminuição do consumo de sal e o aumento da ingestão de água também são hábitos simples e que podem fazer a diferença.

Pratique exercícios

A prática de atividade física impacta na qualidade de vida como um todo, do aspecto biológico ao psicológico. Isto é, oferece benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, pois melhora inclusive o humor. 

Se não sobra tempo na agenda ou se falta afinidade com a academia, uma ótima alternativa é o exercício ao ar livre. De vez em quando você pode até convidar o restante da família e aproveitar a oportunidade para melhorar o vínculo entre vocês.

Uma caminhada de 1 hora, por exemplo, afasta as doenças do coração e melhora muito o humor. Sendo assim, que tal aproveitar o parque mais próximo da sua casa para iniciar a prática?

Consulte um médico regularmente

Embora a adoção de hábitos saudáveis seja fundamental para ter mais saúde, o olhar e o cuidado de um médico é sempre necessário. Sendo assim, faça um check-up de vez em quando para verificar se está tudo bem.

Em muitos casos esse hábito é o responsável pelo sucesso de muitos tratamentos, pois permite que doenças sejam descobertas em estágio inicial, antes mesmo da manifestação dos sintomas.

Durma bem

Embora isso pareça sinônimo de descanso, uma boa noite de sono é muito mais do que isso. Com o tempo, dormir mal pode trazer complicações como pressão alta, falhas de memória, dificuldade para emagrecer e ansiedade.

Já uma boa noite de sono previne doenças crônicas, melhora o metabolismo e aumenta a disposição.

Para uma noite de sono ideal, alguns hábitos podem ajudar. Um bom começo é evitar a ingestão de gorduras e carboidratos simples, pois eles alteram o sono. 

Além disso, tente acalmar a mente ao deitar e evite deixar a televisão ligada. Se ainda assim precisar de uma ajuda extra, aromas como lavanda costumam estimular o relaxamento e podem ser utilizados.

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Cuide da saúde mental

Poucas pessoas se dão conta da importância de um bom equilíbrio emocional. Embora ele não diga respeito ao corpo físico, é determinante para o bem-estar e para a saúde.

Uma ação que pode contribuir para esse equilíbrio é a meditação. Acredita-se que 25 minutos diários da prática já garantem os efeitos positivos para a saúde.

Para além disso, separe um tempo para si mesmo. Embora a rotina não tenha muitas brechas para isso, faça um esforço e dedique um tempo para alguma atividade prazerosa. Pode ser um filme com a família, cozinhar com as crianças, ir ao cinema ou mesmo um banho mais longo. 

O estilo de vida levado pela maioria de nós, infelizmente, acaba se tornando um grande obstáculo para o cuidado com a saúde. E é justamente por conta dessa correria que adotar hábitos para manter a saúde em dia é tão importante. Afinal, é mais fácil cuidar diariamente com ações simples do que precisar interromper tudo depois, não é mesmo?

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