Ainda está em dúvida sobre como escolher uma cadeira de rodas para obesos? Essa questão é pertinente! De fato, trata-se de uma escolha que deve ser bem refletida, afinal estamos falando do local onde você vai passar a maior parte do dia.

Neste artigo, vamos mostrar o que uma decisão equivocada pode causar no seu cotidiano. Também daremos dicas sobre como analisar o objetivo da compra, a qualidade do material, o conforto do produto e o tipo de pneu.

Seguindo nossas sugestões, será possível ter uma rotina mais agradável e chegar ao final do dia bem disposto, sem incômodos por consequência de uma compra mal-feita. Quer escolher bem sua cadeira de rodas? Então, continue conosco para ver mais detalhes!

O que a escolha errada da cadeira de rodas para obesos pode ocasionar?

Comprar uma cadeira de rodas é um investimento que precisa ser muito bem pensado, pois tomar a decisão certa significa optar por qualidade de vida. O produto deve ser escolhido conforme o biotipo da pessoa.

Caso suas características sejam desconsideradas, você corre o risco de ficar muito desconfortável, com dores musculares frequentes, pouca mobilidade e cansaço intenso no final do dia. Além disso, favorecerá o aparecimento de escaras em níveis de 1 a 4 de gravidade.

Como fazer a melhor escolha na hora da compra?

As cadeiras de rodas para pessoas com sobrepeso devem ser analisadas de forma minuciosa, pois a decisão precisa atender ao máximo das necessidades da pessoa com deficiência. Por isso, vamos mostrar alguns pontos essenciais a serem observados para acertar na compra. Confira!

Defina o objetivo do uso

Antes da compra, indague a você mesmo: qual é o objetivo de adquirir uma cadeira de rodas? Respondendo a esse questionamento, fica mais fácil investir no produto com mais chances de promover seu bem-estar em diversos sentidos.

Defina se o uso da cadeira de rodas será temporário ou permanente, qual é seu estilo de vida, se você usará a cadeira para passeio, trabalho ou ambos, o seu porte e em quais lugares o equipamento vai ser usado, entre outras observações.

Cadeiras de rodas

Confira a qualidade do material

Conhecer o material em que a cadeira de rodas é confeccionada o deixará ciente da segurança e da comodidade oferecida. Existem cadeiras especiais para obesos, com materiais bem selecionados (como aço carbono) e assento reforçado com tiras tensoras. Alguns modelos têm capacidade para até, aproximadamente, 250 kg.

Opte pelo conforto

Conforto é o que as pessoas que usam cadeira de rodas precisam e desejam. Assim, escolher a opção adequada vai interferir diretamente no seu bem-estar no final do dia. Portanto, é indicado atentar à largura, para que você não se sinta apertado.

Observe também o centro de rotação do ombro, o tipo de apoio para os pés, a profundidade do assento etc. Para elevar o nível de conforto, você pode adquirir acessórios como almofadas, entre outros.

Escolha o pneu adequado

Conhecer os tipos de pneus é fundamental quando se pensa na compra de uma cadeira de rodas, pois esse acessório é o responsável pelo impacto causado pelas vias ou lugares por onde você circular. Os pneus infláveis são mais macios e oferecem conforto, além de contarem com uma quantidade de lona que demonstra a resistência e a carga que suportam.

Já os pneus maciços são ideais para quem usa a cadeira de rodas em ambientes internos. Isso porque eles se mostram desconfortáveis em vias irregulares, sendo que a dureza do pneu tem relação com o seu grau de capacidade de carga.

Como vimos, uma escolha inadequada pode trazer muitas consequências negativas. Mas você aprendeu também como decidir pela cadeira de rodas para obesos mais compatível com o seu modo de vida e seus anseios.

Agora, chegou o momento de conhecer alguns produtos e escolher o que mais vai proporcionar qualidade de vida a você. A Ortoponto tem os melhores produtos e acessórios a oferecer.

Gostou de aprender como escolher a melhor cadeira de rodas para obesos? Faça contato conosco para saber mais sobre nossos produtos.