Os exercícios feitos com bolas de ginástica ficaram muito conhecidos depois da fama do pilates. As atividades feitas com esses acessórios não precisam de outros equipamentos para seres executadas. Além disso, há uma grande fortificação e tonificação dos músculos, e você pode trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Em geral, os exercícios físicos causam impactos em diferentes níveis de intensidade nas articulações. As bolas ajudam a preparar o corpo para essas atividades e para o dia a dia, reduzindo o risco de lesões. Por isso, elas são ótimos acessórios para ter em casa, podendo ser usadas para apoio e para variar os movimentos.

Neste artigo, vamos mostrar como escolher a bola de ginástica ideal e conhecer seus benefícios. Boa leitura!

Quais são os tipos de bolas de ginástica existentes?

É possível encontrar bolas de ginástica de diversos formatos e tamanhos. Confira algumas opções a seguir.

Bola feijão

Essa bola tem formato achatado e pode ser usada para pilates, ginástica e fisioterapia. O acessório ajuda na coordenação motora, correção de postura, melhora do tônus muscular, flexibilidade e alongamento. Por esses motivos, são muito usadas em terapias correlatas.

Bola Super Overball

Esse produto é indicado para exercícios de ganho muscular, fisioterapia ou treino funcional. O acessório é útil para reeducação postural, desenvolvimento motor, condicionamento físico e modulação do tônus. Assim, é possível ter um treino diferenciado, inovador e com resultados mais claros.

Bola suíça

A bola suíça é indicada para pilates, ginástica e fisioterapia. Por ser muito resistente, é segura e pode ser usada em atividades que envolvam equilíbrio, força e potência. Esse equipamento ajuda no tônus muscular, na correção da postura, na coordenação motora, no alongamento e na flexibilidade.

BOLAS DE GINÁSTICA

Como escolher o acessório ideal?

Antes de comprar a bola de ginástica ideal, é importante estar atento a alguns detalhes técnicos do produto. Primeiro, cheque o peso que o produto suporta — existem materiais que suportam até 300 quilos.

Depois, é necessário observar o tamanho da bola, especialmente a suíça, que varia de acordo com a sua altura. Então, confira qual o diâmetro ideal para você:

  • bola pequena (até 55 cm): para pessoas com altura entre 1,60 e 1,75 m;
  • bola média (65 cm): para pessoas com altura entre 1,75 e 1,95 m;
  • bola grande (a partir de 75 cm): para pessoas com mais de 1,95 m.

Quanto maior a bola, maior estabilidade ela fornece. Com relação ao enchimento, o ideal é nunca deixá-la cheia demais, nem murcha a ponto de não oferecer resistência ao peso. Bolas mais infladas aumentam o grau de dificuldade dos exercícios, enquanto as menos cheias oferecem mais estabilidade.

Quais são as vantagens de usar as bolas?

As bolas de ginástica potencializam os exercícios e trazem resultados muito eficientes. Entre as principais vantagens do uso delas estão:

  • trabalham o equilíbrio;
  • permitem executar vários exercícios diferentes;
  • melhoram a postura;
  • ajudam no desenvolvimento motor;
  • ativam a musculatura e a mobilidade;
  • pode ser praticado por qualquer tipo de aluno.

Diante de tantos benefícios, as bolas de ginástica são excelentes aquisições. Elas podem ser encontradas em lojas que atuam no segmento de saúde e bem-estar, com foco em disponibilizar soluções para prevenir e recuperar pessoas. Lembre-se de seguir nossas dicas e buscar por empresas de confiança e que vendam produtos de qualidade.

Quer adquirir uma bola de ginástica? Então, acesse nosso site e confira nossas opções!