Fazer atividades físicas promove diversos benefícios para a mente e o corpo. Assim, o ideal é escolher um exercício com o qual você se identifique e que dialogue com os seus objetivos. Uma boa opção é o pilates, que consiste em uma série de movimentos focados no desenvolvimento dos músculos da região central do corpo, buscando atingir estabilidade corporal e força.

A atividade proporciona diversos benefícios e é ideal para quem busca se fortalecer com ajuda do peso do próprio corpo. Além disso, é essencial para a melhoria da saúde, pois facilita a prevenção de doenças e auxilia no desenvolvimento da coordenação, principalmente para idosos. Neste post vamos mostrar 5 benefícios do pilates que você precisa conhecer. Confira!

1. Equilibra corpo e mente

O pilates é um tipo de treino que utiliza a força do próprio corpo nas atividades, o que traz muitas mudanças para o cérebro. Portanto, um dos primeiros benefícios do pilates é o equilíbrio do corpo e da mente.

Dessa forma, as pessoas que praticam os treinamentos para fortalecimento também podem ter uma melhora considerável da memória e na capacidade cognitiva. Além disso, os movimentos e alongamentos fortalecem os músculos, reduzindo a tensão e melhorando a circulação sanguínea.

2. Melhora o posicionamento da coluna

Ao longo dos exercícios feitos durante o pilates, a coluna é alongada constantemente e os músculos que sustentam a lombar adquirem força, sendo essenciais para quem sente dores na coluna e também para os que possuem condições mais graves como hérnia de disco.

Além disso, os movimentos proporcionam um espaçamento maior entre as vértebras, contribuindo para uma mobilidade maior e fazendo com que a coluna se torne mais rígida. Isso pode favorecer uma movimentação com mais facilidade e menos desconforto.

3. Ameniza algumas dores

Além de os exercícios de alongamento e fortalecimento proporcionarem o realinhamento das costas e o fortalecimento da musculatura abdominal, eles podem ser direcionados para partes específicas do corpo e auxiliar a reabilitar diversas patologias. Sendo assim, a prática de pilates pode aliviar determinadas dores no corpo, melhorando também a densidade óssea.

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4. Diminui o estresse

As atividades contemplam uma ordem específica que obedece a um ritmo respiratório que exige concentração. Portanto, ao longo das aulas, os alunos adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar da melhor forma com o nervosismo, ansiedade e estresse.

5. Aumenta o bem-estar

Como qualquer exercício físico, o pilates libera endorfina, o que proporciona uma sensação de bem-estar e prazer. Além disso, com as técnicas de concentração e respiração, a atividade trabalha o nosso psicológico, o que ajuda a encarar os problemas. A qualidade do sono também melhora, pois relaxa mente e corpo, além de expandir nossa consciência corporal.

Se você não conhecia os benefícios do pilates, saiba que os exercícios contribuem para o equilíbrio do corpo e mente, melhoram o posicionamento da coluna e diminuem o estresse. Por isso, não deixe de praticar esse esporte que é o queridinho do mundo fitness. Além disso, é muito importante ter a companhia de um profissional especializado para que ele possa orientá-lo da melhor forma.

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