Você já parou para pensar em como a tecnologia pode ajudar no dia a dia das pessoas portadoras de deficiência? A automação residencial, por exemplo, é um sistema que integra diversos aparelhos domésticos e possibilita o controle completo da casa na palma da sua mão.

Esse tipo de sistema é cada dia mais utilizado e pode ser uma solução incrível para dar autonomia e conforto para pessoas com necessidades especiais. Neste post, explicamos um pouco mais sobre essa tecnologia e quais os benefícios de apostar nela. Confira!

Tipos de automação em residências

Praticamente todos os aparelhos que contam com acionamento eletrônico podem ser automatizados. No entanto, algumas automações mais complexas precisarão de um aparelho ou aplicativo que funcione como central, para controlar todos os sistemas da casa.

Entre as automações mais utilizadas estão as cortinas e persianas, interfones, banheiras, portões de acesso, irrigação e até mesmo a alimentação de pets. A seguir, listamos os principais tipos:

  • audiovisual: com a automação residencial é possível controlar os sistemas de vídeo e som, deixando a sala de TV e os demais ambientes mais aconchegantes. Além disso, é possível controlar o volume sem precisar utilizar controles remotos e acionar projetores;
  • iluminação: você pode programar horários para acender e apagar luzes, configurar setups especiais para cada ocasião e apagar luzes que você esqueceu acesas pela casa;
  • sistemas de segurança: além de ser possível visualizar as câmeras de segurança, você também pode utilizar a automação para se comunicar diretamente com a polícia em emergências, configurar sensores de presença e para fazer o controle de acesso da residência;
  • controle de temperatura: para deixar a casa mais confortável, a automação permite que seja feito o controle de temperatura, acionando o ar-condicionado ou o aquecedor, mesmo quando você ainda não chegou em casa.

Benefícios das residências automatizadas

A automação residencial proporciona muito mais que conforto e comodidade, principalmente, no caso de pessoas portadoras de deficiências. A seguir, listamos as principais vantagens de apostar no sistema.

Segurança

Um dos principais benefícios do sistema é a segurança. Com ele, mesmo longe de casa, você pode verificar o que acontece ou se esqueceu algum aparelho ligado. Além disso, a automação permite que pessoas com mobilidade reduzida consigam visualizar os visitantes e atender a porta sem precisar caminhar até ela.

Praticidade e autonomia

Já imaginou como é para um portador de deficiência precisar se deslocar todas as vezes que esqueceu uma lâmpada acesa? A automação residencial proporciona muito mais praticidade, possibilitando que o usuário ganhe tempo e consiga abrir cortinas, regar as plantas e ajustar o ar-condicionado por meio de comandos simples.

Economia do consumo de energia

Economizar dinheiro é excelente em todos os cenários, certo? Com a automação residencial isso fica mais fácil. Existem sistemas e aplicativos que permitem gerenciar seu consumo de energia, detectar onde estão os maiores gastos e deixar o ambiente mais sustentável.

A automação residencial já é uma realidade presente em diversos lares. No caso das pessoas com deficiência, essa tecnologia pode ser uma grande aliada, fazendo com que o dia a dia seja mais fácil. Na hora de pensar em seu sistema, é importante contar com profissionais qualificados e criar um projeto que atenda todas as suas necessidades.

Gostou do post? Siga a Ortoponto no Facebook, Instagram e YouTube para ficar por dentro de mais conteúdos como este.