Altas temperaturas, umidade e sensação térmica elevadas exigem cuidados redobrados com a alimentação no verão. Para aproveitar o melhor da estação mais quente do ano é importante consumir alimentos que garantam disposição, energia e ânimo para suportar o forte calor.

Optar por alimentos frescos e ricos em vitamina e água pode evitar problemas de saúde e sensações de mal-estar. Por isso, é muito importante saber escolhê-los e introduzi-los em receitas no dia a dia. Neste post vamos apresentar os melhores alimentos para se consumir no verão. Confira!

Água de coco

Muito popular nas praias, a água de coco é essencial nos dias de calor intenso, pois apresenta diversas propriedades, como minerais, eletrólitos e açúcar natural, que mantêm o corpo e a pele hidratados. Além disso, repõe os níveis de potássio no organismo, já que o mineral é perdido durante o suor intenso.

É uma bebida que auxilia na sensação de saciedade, já que tem grandes quantidades de fibras, e o fruto também apresenta baixa quantidade de gordura e colesterol. Para manter uma boa alimentação no verão, eles são fundamentais!

Grãos

Os grãos integrais são ótimos complementos para verduras e legumes. Eles apresentam grande quantidade de fibras, promovendo uma boa digestão e o bom funcionamento da microbiota intestinal. Por isso, não deixe de consumir linhaça, gergelim, chia e quinoa.

Carne magra

Não abusar da gordura é fundamental durante todo o ano, mas principalmente no verão. Portanto, opte pelas carnes magras que são ricas em proteínas de alto valor biológico. Elas podem ser consumidas por quem está começando a prática de exercícios físicos nessa época. Assim, escolha as carnes assadas e grelhadas sempre que for possível.

Saladas

Indispensáveis em qualquer época do ano, as saladas são leves e saborosas e ajudam o organismo a trabalhar melhor. Por isso, não deixe de consumir tomate, alface, couve, cenoura e repolho, pois são importantes fontes de água e sais minerais, ideais para manter o corpo hidratado.

Frutas

No lanche, na sobremesa ou nos próprios pratos, as frutas são um alimento perfeito no verão, cada uma com suas características. Elas são fontes de vitaminas e sais minerais e devem sempre fazer parte da alimentação.

Nos dias de calor intenso, prefira frutas com bastante água, como melão, laranja, melancia e abacaxi, pois auxiliam no processo de hidratação. Já uva, abacate e banana são ricos em potássio, o que ajuda a recompor as substâncias perdidas pelo suor.

Chá gelado

Assim como o café, os chás são bebidas energizantes as quais auxiliam a melhorar a disposição, que acaba ficando baixa devido ao excesso de calor. Eles podem ser preparados com sucos de frutas, formando um suchá delicioso, refrescante e saudável.

Como vimos, a alimentação no verão deve ser composta de alimentos ricos em água e vitaminas, como frutas, verduras, legumes e grãos. Portanto, não deixe de ingeri-los para garantir hidratação e energia no dia a dia. Além disso, marque uma consulta com um nutricionista para que ele indique quais são os melhores alimentos para a sua rotina.

Gostou deste texto? Tem alguma dúvida? Quais alimentos você costuma consumir durante o verão? Deixe um comentário em nosso post e conte para nós!

Produtos bem-estar e saúde