Praticar exercícios físicos com regularidade é fundamental para manter o corpo em forma e saudável. No entanto, para que esse momento de relaxamento seja seguro, é importante tomar alguns cuidados para evitar lesões — problema comumente causado pelo impacto dos movimentos realizados na prática esportiva.

Para se prevenir contra essa possibilidade, muitos atletas amadores e profissionais usam uma joelheira ortopédica. Só que, para muitos que não a conhecem muito bem, a pergunta persiste: será que ela realmente é benéfica?

A joelheira ortopédica é um acessório esportivo que colabora na melhora da saúde do joelho, já que auxilia na estabilidade articular dessa região, diminuindo os desgastes com os impactos. No entanto, para aproveitar melhor seus benefícios, é preciso conhecê-lo e saber em quais ocasiões deve usá-lo.

Sendo assim, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a joelheira ortopédica antes de usá-la!

1. Qual a função da joelheira ortopédica?

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a joelheira é flexível e não limita ou tem a função de substituir um joelho saudável. Esse item possui como finalidade dar suporte mecânico para as articulações, prevenindo o joelho de lesões e riscos de ferimentos. Essa proteção se torna indispensável para pessoas que costumam correr, saltar, caminhar ou levantar peso regularmente.

Entre os benefícios do item está manter a temperatura no local de uso, imprimindo uma força compressiva, capaz de aumentar o mecanismo de propriocepção, ou seja, de perceber os movimentos do próprio corpo. Além disso, também estimula a circulação sanguínea, o que diminui o inchaço, acelera a recuperação e diminui a possibilidade de machucados.

2. É feita de qual material?

A joelheira ortopédica geralmente é feita em neoprene, tendo um forro e cobertura de outro tecido. Também existem modelos em malha. Essa composição é essencial para preservar a temperatura local, estimular a circulação sanguínea e reduzir o inchaço, além de exercer força compressiva para que o joelho do atleta fique mais bem estabilizado. Com isso, é possível acelerar a recuperação do membro e diminuir as chances de lesões.

3. Para quando é indicada?

Você costuma correr por longos períodos? Então já pode fazer uso da joelheira ortopédica! O acessório é indicado para atletas profissionais de alto rendimento ou amadores para ajudar na adaptação do volume e intensidade do treino.

Ele também é indicado para quem levanta peso, principalmente quando a intensidade se eleva e os pesos vão ficando gradualmente mais cansativos. A joelheira ainda dá um auxílio adicional para a realização de exercícios funcionais e aulas de dança — situações em que o joelho fica mais vulnerável e está exposto à lesões.

Joelheira com Mola e Reforço Patelar Duplo Hidrolight em Neoprene

4. Quando não é indicada?

Você já se lesionou e quer usar a joelheira ortopédica para se recuperar? Antes de recorrer ao produto para tratar lesões é importante consultar-se com um médico para verificar se ele será útil para o seu caso. Esse recurso é funcional para as lesões ligamentares. Porém, não é indicado usá-lo por conta própria antes de descobrir qual é o seu problema.

É importante ressaltar que as joelheiras não servem para corrigir problemas mecânicos. Caso você apresente dificuldade para mover o tornozelo ou tem pouca ativação de quadril, não significa que é porque não está usando esse acessório. Afinal, ele visa preservar a mecânica do movimento, ou seja, não faz parte das suas funções atuar na correção de padrões de movimentos errados.

5. Quando pode fazer mal?

A joelheira pode fazer mal quando o paciente a usa de forma inadequada. Por exemplo, se você possui uma lesão de cartilagem localizada entre a patela e o fêmur,  o item não é recomendado, pois a situação pode piorar por conta do aumento da pressão exercida entre esses dois ossos. No entanto, como cada caso é um caso, essa decisão deve ser tomada pelo especialista.

Viu só como a joelheira ortopédica pode ajudar a melhorar o seu treino, reduzindo as chances de lesões e mantendo o seu joelho saudável? Mas lembre-se de que, se você sofre com dores articulares, não deve usar esse item sem procurar um médico ortopedista para identificar e tratar o seu problema corretamente.

E então, você pretende adquirir uma joelheira ortopédica para se exercitar? Conheça os melhores modelos disponíveis!