A gravidez é um momento mágico, mas os quilos a mais que a acompanham não costumam agradar as mamães. Se você é desse time, saiba que é possível emagrecer depois da gravidez sem precisar de radicalismos, isto é, você pode perder peso mantendo a saúde — sua e do bebê. Afinal, esse é um fator importante para a nova fase, onde ambos precisarão se adaptar a uma nova rotina.

Pensando no desejo que muitas mamães têm de emagrecer depois da gravidez, criamos este post com 5 dicas para você eliminar os quilos indesejados. Confira!

1. Amamentação

Para produzir leite, o corpo gasta cerca de 500 calorias diárias. Ou seja, amamentar ajuda no processo de emagrecimento. Além disso, quando o bebê faz a sucção, há a liberação de ocitocina, um hormônio responsável pela volta do útero ao tamanho normal e pela perda de peso.

Resumindo: se você tiver a oportunidade de amamentar, não hesite, pois além de oferecer ao seu pequeno uma importante fonte de vitaminas e sais minerais, ainda dá uma mãozinha para a redução de peso.

2. Exercícios físicos

Não tem jeito, eles precisam fazer parte da sua rotina. No entanto, cabe lembrar que é importante buscar a orientação de um profissional para elaborar um plano de exercícios pensado para especificamente você.

No período pós-parto, geralmente as mulheres conseguem praticar atividades de intensidade moderada sem comprometer o aleitamento.

Além disso, que tal aproveitar o carrinho e fazer uma caminhada acompanhada do seu pequeno? É uma ótima alternativa para gastar algumas calorias e ainda curtir o filhote!

3. Alimentação

Obviamente, apenas um profissional vai conseguir montar um cardápio pensado a partir das suas necessidades e dos seus desejos. No entanto, um bom começo é priorizar os alimentos nutritivos e saudáveis — a famosa comida de verdade!

Sendo assim, mantenha sempre na sua cozinha alimentos ricos em água (frutas), em proteínas (ovos e leite), em antioxidantes (vegetais e frutas) e em ferro (carnes e leguminosas).

Beber água também é fundamental, pois a hidratação auxilia na produção de leite — lembra que a amamentação auxilia no emagrecimento?

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4. Sono

Por mais irônico que possa parecer (porque sabe-se que as noites de sono de uma mãe com um recém-nascido são curtas), tente aproveitar cada oportunidade que tiver para descansar.

Se você deixa de relaxar para fazer outras atividades, o corpo vai acabar liberando cortisol e outros hormônios vinculados ao estresse. Isso não só dificulta o emagrecimento como promove o aumento do peso.

5. Exercícios em casa

São muitos os motivos que podem fazer com que o exercício em casa seja a melhor opção para você. Afinal, é possível aproveitar a soneca do bebê, eliminar o tempo de deslocamento e ainda não se estressar com roupa e demais preparativos para ir até a academia.

Se você é adepta da prática de exercícios em casa, saiba que pode ser uma excelente forma de melhorar a estética, o humor, a força muscular e a saúde de forma geral. Para começar, você pode providenciar um colchonete, caneleiras, halteres e bolas de ginástica.

Emagrecer depois da gravidez é visto como um desafio para a maioria das mulheres, você já percebeu? No entanto, como vimos, não é impossível: basta a união entre reeducação alimentar, exercícios físicos e orientação profissional. Se você reunir esses três elementos, pode ter a certeza de que vai atingir o seu objetivo sem sustos e com tranquilidade.

Você imaginava que o emagrecimento no pós-parto era possível sem deixar de lado a saúde da mamãe e do bebê? Gostou de descobrir? Que tal aproveitar e saber como equilibrar corpo e mente?