Dores e incômodo na região cervical são comuns em quem leva uma vida corrida. Esses sintomas podem estar associados a diversas causas, de noites mal dormidas a estresse no trabalho. Seja qual for a razão, é sempre recomendável procurar um médico especialista. Porém, enquanto o dia da sua consulta não chega, é possível praticar alguns exercícios para melhorar dor nos ombros.

Os músculos dos ombros e do pescoço sustentam a cabeça, auxiliando na movimentação dos braços e no funcionamento de toda a caixa toráxica, incluindo a respiração. Por terem múltiplas funções, praticamente qualquer problema no organismo pode afetar esse grupo muscular. As causas mais comuns são preocupações rotineiras, sedentarismo, má postura, bursite e lesões por esforço físico.

Neste post, listamos 4 ótimos exercícios que podem ajudar a aliviar os incômodos cervicais e que você pode começar a praticar agora mesmo. Confira!

Quais são os principais exercícios para melhorar dor nos ombros?

1. Giro dos ombros

Girar os ombros é um exercício de aquecimento. Ao aquecer, aumenta-se a circulação sanguínea na região a ser exercitada, o que facilita a execução do movimento e evita lesões durante a atividade.

Posicione-se de pé, com os joelhos flexionados e as pernas abertas na mesma distância dos quadris. Gire os ombros para trás 10 vezes. Em seguida, repita o movimento girando os ombros para frente. Faça essa atividade, ao menos, uma vez por dia.

2. Extensão dos braços

Ao estender os braços, alonga-se também os músculos na região dos ombros. Alongamentos, de forma geral, aumentam a amplitude dos movimentos e favorecem a movimentação do corpo sem dor.

Fique de pé e posicione-se de lado a uma distância de 10 centímetros de uma parede. Estenda um dos braços para trás e encoste a mão na parede. Gire levemente seu corpo para frente e torça o ombro para trás. Permaneça nessa posição de 15 a 20 segundos e repita o alongamento no outro ombro. Nunca force o seu braço e, caso sinta dor, interrompa a atividade imediatamente.

3. Elevação lateral

Elevação lateral é um exemplo de atividade que fortalece os ombros. Exercícios de fortalecimento visam recrutar mais fibras musculares para realizar uma determinada atividade. Ao longo do tempo, é possível perceber melhora em todas as características de um movimento que requer uso de força, como coordenação motora e equilíbrio.

Fique de pé, com as pernas levemente abertas e os joelhos flexionados. Use pesos de até 1 quilo — se não houver pesos por perto, pode-se utilizar sacos de sal ou de açúcar. Segure cada um dos pesos em uma mão. Eleve os braços lateralmente, sem ultrapassar a altura dos ombros. Faça 10 repetições, ao menos, uma vez por dia.

4. Fita elástica

O uso de uma fita elástica ou de uma bandana impõe resistência ao movimento. Atividades de resistência aumentam a tolerância do corpo ao cansaço e ao ácido lático produzido durante a prática de exercícios físicos. Normalmente, atividades de resistência são recomendadas para pessoas que praticam atividade física de forma regular, a fim de evitar lesões.

Fique de pé, abra levemente as pernas e flexione os joelhos. Segure firmemente uma fita elástica ou uma bandana. Abra e feche os braços para os lados, esticando a fita. Repita esse exercício 15 vezes diariamente.

Faixas elásticas para exercícios

Que outras atividades podem ajudar?

Além dos exercícios físicos, existem outras atividades que melhoram a dor nos ombros. Uma dica é realizar compressas de água morna na região dolorida. O calor da compressa aumenta a circulação sanguínea e auxilia no relaxamento dos músculos. Uma outra sugestão que alivia as tensões cervicais é fazer massagens. Para potencializar a eficácia, utilize cremes com funções analgésicas ou anti-inflamatórias.

Por fim, procure sempre um médico ou um fisioterapeuta. Em alguns casos, dor nos ombros pode estar associada a doenças mais graves, como problemas cardíacos e respiratórios, e somente um especialista poderá oferecer o encaminhamento adequado.

Tensões cervicais são muito comuns, principalmente em pessoas que trabalham muito tempo sentadas na frente do computador. Exercícios que melhoram as dores nos ombros podem ser grandes aliados contra esses problemas rotineiros. Além de serem simples, podem ser praticados em qualquer lugar.

Quer saber mais sobre como evitar incômodos corporais? Leia também este artigo sobre flexibilidade e tenha uma vida sem dores!