A medicina dos dias de hoje evoluiu consideravelmente, e mesmo aqueles procedimentos que causavam pânico nas pessoas há alguns anos podem ser realizados de uma maneira muito mais segura por meio do desenvolvimento de técnicas e da aplicação da tecnologia. Mesmo assim, conhecer dicas para a recuperação após cirurgias é muito importante.

Os pacientes têm um papel importante para que tudo dê certo e, por meio de suas atitudes, podem contribuir bastante ou então até mesmo destruir o trabalho que foi executado pelo médico e por sua equipe cirúrgica. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda o que você deve fazer:

1. Siga as regras de repouso

O primeiro passo para uma boa recuperação após cirurgias é seguir as regras de repouso. Você certamente já ouviu falar de pacientes que arrebentaram os pontos ou até mesmo experimentaram situações mais graves por conta da ansiedade em se movimentar ou da falta de disciplina em cumprir as orientações do seu médico.

Geralmente, os cirurgiões recomendam o descanso para minimizar as chances de cicatrizes mais chamativas e para permitir que o corpo se regenere, ganhando força. Durante este período, o indivíduo não pode fazer esforços, dirigir, ter relações sexuais ou fazer exercícios físicos. O retorno às atividades deve ser gradativo.

2. Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação também tem um papel crucial na recuperação após cirurgias. Em linhas gerais, o paciente só deve ingerir alimentos de fácil digestão e em pequenas quantidades, sobretudo nos primeiros dias depois do procedimento. Também é indicado comer menos fibras para diminuir o volume das fezes e evitar o esforço na evacuação.

Muitas vezes, a primeira refeição depois da operação deve ser líquida para evitar náuseas por conta da anestesia. Algumas alternativas muito utilizadas são sopas de legumes, vitaminas de frutas, gelatinas e bolachas. É importante também beber água e reduzir o consumo de sal, pois ele favorece a retenção de líquidos e inchaços consequentes.

3. Utilize cintas modeladoras pós-cirúrgicas

As cintas modeladoras pós-cirúrgicas são imprescindíveis para uma boa recuperação, sobretudo em cirurgias na região abdominal e em outras áreas próximas, como uma abdominoplastia ou uma lipoaspiração. Os próprios cirurgiões recomendam o produto, pois ele ajuda bastante na recuperação e no resultado final do procedimento.

Entre os benefícios, podemos destacar a manutenção da pele firme e a moldagem do contorno corporal, colaborando para uma postura ereta. Ela também ajuda na cicatrização e evita a flacidez. É preciso ter em mente que a cinta precisa ser confortável e ajustada para o tamanho do paciente.

Modeladores corporais estéticos e pós-cirúrgicos

4. Só use remédios com recomendação médica

Uma das principais dicas para a recuperação após cirurgias é só utilizar remédios com a devida recomendação do médico. Infelizmente, muitas pessoas no Brasil fazem uso da automedicação, mas isso traz um tremendo risco para a saúde, especialmente após um procedimento como esse.

A dor pode ser comum depois de uma operação e, por isso mesmo, você só deve ingerir os analgésicos e anti-inflamatórios que o seu profissional de confiança recomendou. Obedeça a dosagem prescrita e os horários de consumo e comunique imediatamente ao cirurgião qualquer tipo de sintoma que surgir.

Essas são algumas dicas para a recuperação após cirurgias! Gostou do conteúdo? Então que tal assinar a nossa newsletter?