A obesidade no Brasil apresenta dados preocupantes. Atualmente, mais da metade dos brasileiros estão com o peso acima do ideal. Mais precisamente 53,9% da população é considerada obesa, incluindo desde crianças até adultos.

Não à toa, é necessário mudar os hábitos alimentares e, claro, ter uma rotina que inclui a realização de atividades físicas. Entretanto, muitos afirmam que a falta de tempo atrapalha a manutenção de uma vida equilibrada.

Nesse contexto, alegam que não possuem horários para ir à academia ou ainda realizar atividades externas. Mas saiba de antemão que é possível sim contornar essa situação. Afinal, existem inúmeras opções de exercícios para fazer em casa. Confira agora algumas delas e garanta assim um estilo de vida mais saudável.

1. Pular corda

Uma corda e bastante disposição: basta isso para realizar essa atividade, que é considerada um excelente exercício físico. Pular corda ajuda na tonificação muscular, melhora o equilíbrio, a coordenação e aumenta a resistência.

Não são apenas esses os benefícios da atividade. Ela também é uma das mais eficientes quando o assunto é perder caloria. Em 15 minutos é possível queimar nada menos do que 180 calorias. Por isso, pular corda é excelente para aqueles que querem manter o corpo em forma, sem deixar de lado a saúde.

Corda de Pular com Rolamento Hidrolight

2. Agachamento

O que acha de ficar com o bumbum empinado e com as pernas torneadas? Gostou da ideia? Então, comece já a praticar o agachamento. Para a efetividade do exercício, é preciso manter a coluna ereta.

Para realizar o agachamento, deixe os braços esticados para frente e flexione os seus joelhos. A sua perna deve realizar um ângulo de 45 graus. Inicialmente, aposte em umas 3 séries com 20 repetições, dando um pequeno intervalo entre cada série.

3. Abdominal sit-up

Enganam-se aqueles que pensam que os abdominais são indicados apenas para quem quer ter uma barriga bem definida. Claro que essa atividade contribui com esse aspecto, mas ela também é capaz de trabalhar a questão da respiração.

Além do mais, o desenvolvimento da musculatura abdominal ajuda a ter uma boa postura, auxiliando, inclusive, no equilíbrio. O melhor de tudo: o exercício pode ser realizado no conforto do seu lar. Vale destacar que é preciso ter cuidado com a realização dessa atividade. Caso contrário, ela não terá o efeito esperado e ainda pode machucar sua coluna.

Como o próprio nome sugere, o abdominal sit-up é aquele em que se deita e levanta. Deixe as pernas flexionadas, levantando ao máximo o tronco do chão. Não esqueça que a perna tem que ficar imóvel. Se for necessário, solicite a ajuda de alguém para segurá-la. Faça, em um primeiro momento, 3 séries com 10 repetições.

4. Flexões

Não há como falar de exercícios que podem ser realizados em casa sem citar as flexões, que trabalha com o peitoral, braços e ombros. Uma das vantagens dessa atividade é que ela melhora expressivamente a postura, além de diminuir as chances de lesões nas costas e na coluna.

Ainda tem mais: as flexões tornam a pessoa mais flexível e aumenta a massa muscular. Portanto, é uma atividade recomendada tanto para os homens quanto para as mulheres.

Para fazer as flexões, basta deitar-se de barriga para baixo, colocar as mãos esticadas no chão e alinhar seus braços com o peitoral. Impulsione o corpo para cima, esticando os braços. Após, volte para uma posição em que o seu peitoral chegue a 2 dedos do chão.

Fique atento em relação a flexão dos cotovelos, que deve fazer 90 graus. A sugestão é realizar 2 séries com 20 repetições.

O fato é que falta de tempo não será mais justificativa para não praticar atividades físicas e ter uma vida melhor. Afinal, há vários exercícios para fazer em casa, que são rápidos e práticos, como os apresentados acima.

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